EUA admitem queda de helicóptero

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado segunda-feira, 24 de março de 2003 as 14:53, por: cdb

Soldados iraquianos derrubaram um helicóptero dos Estados Unidos durante um ataque da coalizão a posições da Guarda Republicana, perto de Bagdad, e o destino da tripulação é “incerto”, declarou nesta segunda-feira o comandante da guerra contra o Iraque, o general norte-americano Tommy Franks.

“Os dois tripulantes estão desaparecidos”, disse Franks durante entrevista coletiva, na sede do Comando Central, no Catar.

Horas antes, a televisão iraquiana havia mostrado imagens de um helicóptero Apache norte-americano, afirmando que o aparelho foi derrubado por camponeses.

As outras aeronaves envolvidas no ataque à Guarda Republicana retornaram em segurança à base, afirmou o brigadeiro Vince Brooks.

A emissora disse que o helicóptero foi derrubado perto de Karbala, a cerca de 80 quilômetros ao sul de Bagdad, mas não informou o que teria acontecido com os tripulantes.

Na região houve uma feroz batalha nesta madrugada (hora local) entre soldados iraquianos e norte-americanos.

Em uma entrevista coletiva, o ministro da Informação, Saeed al-Sahaf, afirmou que o Iraque tinha capturado pilotos de helicóptero, acrescentando que o governo ainda estava decidindo se os mostraria à imprensa.