Estudantes protestam no Rio por manutenção do passe livre

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado segunda-feira, 30 de junho de 2003 as 13:39, por: cdb

Uma passeata de estudantes que protestam pela manutenção do passe livre tumultuou o Centro do Rio de Janeiro no início da tarde desta segunda-feira. Os estudantes passavam no meio dos carros, soltavam morteiros e “surfavam” em ônibus que passam pelas ruas do local.

Após passarem pela Avenida Rio Branco, os estudantes foram para a Avenida Almirante Barroso, em direção ao Tribunal de Justiça. A passeata fechou, anteriormente, o trânsito na Rua da Assembléia e na Avenida Antônio Carlos, na altura da Assembléia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj).

Mais cedo, houve um tumulto entre alunos de dois colégios, mas a polícia controlou a situação. Uma das escolas envolvida é a Escola Técnica Estadual Santa Cruz.

O julgamento da ação direta por inconstitucionalidade movida contra a lei do passe livre, pela Federação das Empresas de Transportes de Passageiros do Estado do Rio (Fetransport), que aconteceria nesta segunda, foi transferido para esta terça-feira.

O horário da votação ainda não foi marcado. A decisão de transferência foi publicada no Diário Oficial do estado na última sexta-feira.

A votação teria sido adiada porque hoje o desembargador Marcus Faver, que pediu vistas do processo, poderia não estar presente ao encontro do Órgão Especial e a presença dele seria fundamental durante a votação.