Estudantes protestam na Espanha contra cortes na educação

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012 as 09:37, por: cdb

Com gritos de “menos cortes, mais educação”, centenas de jovens estudantes e universitários protestaram nesta quarta-feira (29), em Madri, em um dia nacional de protestos contra os cortes na educação e contra as ações policiais em Valência (leste).
Centenas de estudantes protestam nas ruas de Madri contra os
cortes na educação Fonte: Emilio Naranjo/Efe

“A educação é a base de tudo e é a primeira coisa que cortam. Nosso campo, a pesquisa, é o que mais está sendo cortado”, denunciou Claudia Holgueras, uma estudante de ciências ambientais de 18 anos.

Além dos cortes orçamentários e dos aumentos das taxas universitárias, os estudantes protestam novamente contra as violentas ações policiais ocorridas durante as manifestações dos últimos dias em Valência.

Um protesto de estudantes acabou em Valência no dia 20 de fevereiro com uma forte reação policial, na qual era possível ver agentes batendo com cassetetes ou arrastando jovens estudantes, o que provocou grandes protestos em todo o país.

“Não criamos esta crise, mas a pagamos em toda a extensão da palavra”, disse à France Presse o secretário-geral do sindicato nacional de estudantes, Tohil Delgado.

Segundo ele, estavam previstas manifestações em cerca de 40 cidades do país.

O novo governo de direita anunciou um plano de arrocho para diminuir o déficit público que alcançou 8,51% do PIB em 2011. Também implementou uma reforma para flexibilizar o mercado de trabalho e tentar criar empregos em um país onde cerca de um em cada dois jovens está desempregado.

Fonte: France Press

 

..