Estudantes fazem manifestação pelo passe livre em Brasília

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quinta-feira, 26 de outubro de 2006 as 21:04, por: cdb

Estudantes de várias capitais do país voltaram às ruas, nesta quinta-feira, no Dia Nacional de Luta pelo Passe Livre, para reivindicar a gratuidade no transporte coletivo. Em Brasília (DF), o Movimento Passe Livre (MPL) promoveu um debate sobre a importância da luta e uma avaliação do que já foi feito. Uma das integrantes do movimento, Maria Paiva Lins, lembrou que em Florianópolis (SC) o MPL conseguiu por duas vezes que o preço das passagens caísse e também a aprovação do projeto de lei pelo passe livre.

Outra conquista do MPL, segundo ela, foi em nível local: no Distrito Federal, jovens mobilizados em duas manifestações conseguiram evitar o aumento do preço das passagens.

– O fato de um movimento como esse estar pipocando em vários lugares, sem um comitê central para espalhar a idéia ao resto do país, demonstra que a questão do transporte é muito importante e que as pessoas se identificam com a maneira de lutar do Movimento Passe Livre -, afirmou Maria Paiva Lins.

Ela contou que já foram recolhidas cerca de 10 mil assinaturas para levar à Câmara Legislativa proposta que estende o projeto do deputado distrital Paulo Tadeu (PT), de transporte gratuito aos estudantes carentes e de escolas públicas, a todos os estudantes. Para ser apresentado e votado em regime de urgência na Câmara são necessárias 17 mil assinaturas.

O dia 26 de outubro foi escolhido para representar a luta nacional pelo passe livre porque nessa data, em 2004, foi votado projeto de lei de iniciativa popular em Florianópolis. O projeto, que arrecadou cerca de 20 mil assinaturas, foi aprovado no dia 4 de novembro daquele ano.