ESTUDANTES CHILENOS OCUPAM MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

Arquivado em:
Publicado Quarta, 31 de Agosto de 2011 às 11:00, por: CdB

SANTIAGO DO CHILE, 31 AGO (ANSA) - Cerca de 50 estudantes chilenos ocuparam a sede do Ministério de Educação (Mineduc) do país como forma de protesto contra uma reunião que dirigentes do movimento estudantil manterão com o presidente Sebastián Piñera, no próximo sábado.
   
Segundo as autoridades policiais da capital, Santiago do Chile, os estudantes invadiram o prédio arrebentando portas e quebrando janelas até chegar ao escritório do responsável pela pasta, Felipe Bulnes.
   
Os jovens dizem não se sentirem representados pela Confederação dos Estudantes do Chile (Confech), afirmando que a organização é "liderada por partidos políticos" que pretendem acabar com o conflito "dando a mão com políticos", enquanto "os colégios que estão na periferia não têm voz ou voto nas decisões".
   
Eles ainda reivindicavam a saída do ministro do Interior, Rodrigo Hinzpeter, a quem classificaram como "assassino" por conta da morte de Manuel Gutiérrez, de 16 anos, por policiais no último dia 26.
   
A diretora do Instituto Nacional de Direitos Humanos do Chile, Lorena Fries, denunciou torturas por parte dos policiais a manifestantes, além da criminalização verbal do governo às recentes mobilizações sociais. (ANSA)


Tags:
Edição digital

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo