Estudante cego cria software para ‘ler’ imagens com sons

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado segunda-feira, 14 de fevereiro de 2005 as 19:19, por: cdb

Um estudante cego de Hong Kong desenvolveu nos Estados Unidos um programa de computador que transforma cores em notas musicais para que ele possa ler mapas meteorológicos.

Victor Wong, um estudante que freqüenta a Universidade Cornell, no Estado americano de Nova York, tem que ler mapas coloridos das camadas superiores da atmosfera como parte de suas pesquisas.

Foram tentadas várias alternativas para ajudar o estudante cego, inclusive com um colega descrevendo os mapas e buscando imprimi-los em Braille.

Wong, contudo, teve a idéia de traduzir as cores em música e pediu ajuda a um especialista em computação gráfica e de outros estudantes para fazer o trabalho de programação.

Três dimensões

– As imagens têm três dimensões e eu tive que achar uma forma de lê-las eu mesmo – disse Wong à BBC.

– Para os meus estudos, e para os cientistas cegos em geral, eu senti que seria bom desenvolver um programa de computador que pudesse nos ajudar a ler imagens coloridas.

Ele tentou um protótipo do programa para explorar uma fotografia de um papagaio.
O programa vinculou uma das 88 notas musicais do piano a pixels coloridos individualmente – do azul, no final da escala, ao vermelho, no começo dela.

Wong disse que o programa ainda está em seus primeiros passos e só é útil para ler imagens que foram criadas digitalmente.

– Se eu pegasse uma imagem aleatoriamente, passasse pelo scanner e usasse meu programa para reconhecê-la, ele não funcionaria muito bem.

Wong ficou cego aos sete anos de idade e acha que ter uma “memória de cores” faz com que o programa de computador seja mais útil do que seria para um cientista que nunca teve o sentido da visão.

O programa ainda não foi lançado no mercado, e Wong acredita que muita gente teria que trabalhar em conjunto para viabilizá-lo como produto.

Mas ele espera que um dia possa ser desenvolvido para dar aos cegos acesso a fotografias e outras imagens.