Estatueta do Oscar de Cidadão Kane será leiloada em Nova York

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quarta-feira, 28 de maio de 2003 as 18:42, por: cdb

A estatueta do Oscar ganha em 1941 por Orson Welles pelo roteiro de Cidadão Kane será leiloada no dia 25 de julho na casa Christie’s, em Nova York, onde poderia alcançar 400 mil dólares, anunciou nesta quarta-feira a casa de leilões.

Aos 25 anos, por seu primeiro filme que entrou para a história do cinema, Orson Welles foi indicado para as quatro categorias de maior prestígio: melhor ator, melhor diretor, melhor filme e melhor roteiro.

Foi pelo roteiro de Cidadão Kane que ele obteve a estatueta dourada, nesta quarta-feira vendida por um proprietário anônimo.

As estatuetas do Oscar são muito procuradas pelas casas de leilão porque a Academia das Ciências e Artes Cinematográficas, que as distribui, proíbe desde 1950 qualquer tipo de revenda. Embora as estrelas tenham o direito de tê-las em suas casas, as estatuetas são propriedade da Academia.

Nesta venda de peças de coleção e objetos do mundo do espetáculo, a Christie’s também oferecerá um blazer vestido por Welles durante a filmagem de Cidadão Kane.

Há anos, este filme se mantém no primeiro lugar da lista dos “melhores filmes americanos de todos os tempos”, elaborada pelo Instituto Americano de Cinema.