Estaleiro é multado em R$ 107 mil por vazamento de óleo em Angra

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quarta-feira, 21 de março de 2007 as 17:48, por: cdb

Dos oito mil litros que vazaram da plataforma P-52, em Angra dos Reis, na região Sul-Fluminense, na segunda-feira, 450 caíram no mar, de acordo com a Fundação Estadual de Engenharia do Meio Ambiente (Feema). A mair parte do material ficou alojada no local. A Prefeitura multou o estaleiro Brasfels em R$ 107 mil. A notificação foi entregue nesta quarta-feira.

Segundo a Feema, nenhuma praia foi contaminada, mas a prefeitura está concluindo um laudo e ainda pode obrigar a empresa a desenvolver ações para reparar os possíveis danos à natureza. E a multa da Secretaria Estadual de Ambiente ainda está sendo calculada.

A diretoria do estaleiro informou que realizou os procedimentos necessários para conter o vazamento. A empresa disse ainda que seguiu as normas internas retirando os operários da plataforma. Os 2.500 funcionários deixaram o local devido aos riscos de incêndio, mas nesta quarta-feira retornaram às atividades.

Bóias foram usadas para conter a mancha de óleo. O vazamento teria ocorrido pela abertura de válvulas que controlam o combustível.