Estados Unidos já miram o Irã

Arquivado em:
Publicado Sexta, 21 de Janeiro de 2005 às 07:01, por: CdB

Em entrevista concedida à rede de TV NBC, o vice-presidente dos Estados Unidos, Dick Cheney, demonstrou preocupação com o que chamou de "ameaça mundial representada pelo Irã". Para o vice-presidente americano, Israel precisa tomar a iniciativa de eliminar armas nucleares da capital iraniana.

Em outubro, Teerã anunciou testes bem-sucedidos do míssil Shahab-3, que, com alcance de dois mil quilômetros, poderia atingir partes da Europa, Israel e bases americanas no Golfo.

- O Irã está no topo da lista das potenciais ameaças mundiais - afirmou o vice-presidente na entrevista, concedida algumas depois de sua posse. 

- Se os israelenses estiverem convictos de que o Irã tem uma significante capacidade nuclear, além do fato de que a polícia iraniana tem o objetivo de destruir Israel, eles devem agir primeiro. E deixar o resto do mundo resolver os problemas diplomáticos posteriormente - disse.

O vice-presidente americano advertiu que se o Irã continuar com a produção de armas nucleares, o próximo passo será levar o problema ao Conselho de Segurança Nacional, além de buscar sanções internacionais para forçar o país a desistir do programa.

- Nós não queremos uma guerra no Oriente Médio, queremos evitar isso. E certamente no caso do Irã, eu acho que todo mundo poderia lidar melhor com a situação de maneira diplomática - sentenciou.

Tags:
Edição digital

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo