Estado terá regime especial de energia na passagem de ano

Arquivado em:
Publicado Terça, 27 de Dezembro de 2005 às 09:37, por: CdB

O Governo do Estado, por intermédio da Secretaria de Energia, Indústria Naval e Petróleo, conseguiu com a ONS (Operador Nacional do Sistema) a adoção de regime especial de funcionamento do Sistema Interligado Nacional (SIN) de energia elétrica para os estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo durante a passagem do ano. Será utilizado o potencial de geração local do estado ampliado pelas termelétricas.

- Nosso objetivo é, mesmo com a indisponibilidade da usina nuclear Angra II, ter do Operador a mesma segurança de abastecimento de energia elétrica aos municípios fluminenses do carnaval de 2005, após os problemas ocorridos na passagem de ano de 2004/2005 - diz o secretário Wagner Victer, acrescentando que no período de dezembro a fevereiro normalmente aumenta o consumo de energia no estado, principalmente nos municípios situados ao longo da costa e áreas turísticas, por caus da maior concentração de público para os eventos festivos de final de ano.

O ONS confirmou ao estado que os grandes troncos de alimentação da cidade do Rio de Janeiro e dos litorais fluminense e capixaba deverão operar suportando contingências duplas, com significativa margem de segurança.

- Este padrão deverá ser preservado, mesmo que a usina de Angra I, por exemplo, esteja indisponível. O nosso sistema será reforçado na geração local pelas usinas termelétricas UTE Norte Fluminense, em Macaé, e UTE Eletrobolt, em Seropédica, na Baixada Fluminense, que estará pronta a funcionar e promover segurança adicional para a Região Metropolitana de 138 kv  - explica Victer.

O secretário informa ainda que pelo Governo do Estado também foi solicitado às concessionárias Light e Ampla regime de reforço das equipes de emergência e call centers para as regiões de grande concentração como a orla da Zona Sul, Região dos Lagos e Costa Verde, além dos piscinões de Ramos e de São Gonçalo, onde estão programadas festas de passagem do ano.

Tags:
Edição digital

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo