Estado inaugura centro de estudo de energias renováveis

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado terça-feira, 24 de outubro de 2006 as 11:00, por: cdb

O Centro de Estudos e Pesquisas em Energias Renováveis (Ceper), inaugurado nesta terça-feira, tem o propósito de promover a formação técnica de profissionais, desenvolver estudos e incentivar a utilização de fontes renováveis de energia no Estado do Rio.

As atividades do Ceper permitirão identificar o potencial de aproveitamento e aplicações de energias renováveis, como a solar, biomassa, biocombustíveis, eólica, PCHs, hidrogênio e por ondas e marés. Esses tipos de energia complementam e inovam as fontes convencionais.

O Ceper já está desenvolvendo pesquisas nas áreas solar, eólica e de biomassa e funcionará como organismo catalizador de investimentos em pesquisa e desenvolvimento (P&D) voltados para a energia renovável, principalmente para as empresas de petróleo, gás natural e energia elétrica, na parte de geração e distribuição.

Segundo o secretário de Energia, Indústria Naval e Petróleo, Wagner Victer, que representou o Estado na inauguração, a construção e reforma das instalações do Ceper e a compra de equipamentos custaram cerca de R$ 1 milhão. Primeiro centro universitário do país que integra o estudo das diversas fontes de energia renovável, logo terá companhia: outro Centro está sendo construído na Uenf (Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro), em Campos, que será inaugurado até o final do ano.

O projeto foi desenvolvido graças à parceria da Secretaria de Energia, Indústria Naval e Petróleo com a UTE (Usina Termelétrica) Governador Leonel Brizola, antiga TermoRio, que fica em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense.