Estado garante viagens em ramal da Baixada Fluminense

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado sexta-feira, 11 de fevereiro de 2005 as 10:04, por: cdb

Os usuários do ramal Saracuruna-Guapimirim, na Baixada Fluminense, vão desfrutar, a partir de março, de uma melhoria considerável na circulação de trens naquele trecho. A Central (Companhia Estadual de Engenharia de Transportes e Logística), empresa subordinada à Secretaria de Transportes, garantirá 10 viagens por dia – o primeiro trem partirá de Guapimirim às 3h e o último, às 22h25.

Esta regularidade no número e horário das viagens será possível graças ao programa de reformas e intervenções técnicas que estão sendo desenvolvidas pelo governo do estado que administra o ramal porque ele ficou de fora do processo de concessão vencido pela Supervia.

Para a melhoria dos serviços estão sendo reformados uma locomotiva, três carros de passageiros, um carro-socorro e dois carros-reboque e realizadas obras na linha férrea. No total, serão investidos R$ 830 mil.

Com as melhorias, a Central espera aumentar a quantidade de usuários do ramal, que cruza a primeira ferrovia brasileira, a Estrada de Ferro Mauá. Até o fim do ano, a previsão é de que o número de viagens seja duplicado, com a aquisição de mais uma locomotiva e três carros de passageiros.

– Este ramal será integrado a todo o sistema ferroviário com a passagem de trem mais barata do estado, atendendo a cerca de dois mil passageiros de uma população absolutamente carente – afirma o secretário de Transportes, Augusto Ariston.