O governo do estado realiza nesta sexta-feira, às 19h, a entrega da iluminação artística da Igreja Matriz de Nossa Senhora da Guia, em Mangaratiba, na Região da Costa Verde.
No último fim de semana, foi entregue o mesmo tipo de iluminação em dois importantes patrimônios históricos de Parati, na mesma região: a Capela do Propósito e a Igreja de Santa Rita.
A história da IgrejaMatriz de Nossa Senhora da Guia se confunde com a fundação de Mangaratiba quando, em 1688, a população construiu uma capela em louvor à santa.
A inauguração de amanhã faz parte da festa de aniversário da cidade.
O projeto de iluminação da igreja foi desenvolvido pela mesma empresa que iluminou o Museu do Louvre e a Catedral de Notre Dame, em Paris.
– Os recursos para este projeto, que já iluminou 28 prédios históricos de 17 municípios fluminenses, são provenientes de contrapartidas à concessão de incentivos do governo estadual para a implantação da Usina Termelétrica Norte Fluminense, do EDF, grupo estatal francês de energia – explicou o secretário de Energia, Indústria Naval e Petróleo, Wagner Victer.
A fachada frontal da igreja e a torre do sino são revestidos de azulejos portugueses.
A capela-mor é toda constituída em madeira, contendo lustre de prata em baixo relevo e imagem de Nossa Senhora da Guia esculpida em madeira no estilo do final do barroco e início do rococó – duas fases artísticas dos tempos do Império.
Um cruzeiro de pedra, trazido de Portugal em 1700, marco da formação de Mangaratiba, está instalado em frente à matriz.
Segundo o secretário, o projeto de iluminação artística preserva a harmonia arquitetônica da igreja.
A luz branca adotada se concilia com o realce da singeleza dos traços arquitetônicos da igreja.
O cruzeiro em frente à igreja também recebeu tratamento especial, através de uma iluminação ascendente lançada por projetores embutidos em caixas ao pé da cruz.
Estarão presentes à inauguração desta sexta-feira, além de Victer, o prefeito de Mangaratiba, Aarão de Moura Brito, e diretores da Termelétrica Norte Fluminense, entre outros convidados.