Estado economizou energia com horário de verão este ano

Arquivado em:
Publicado Segunda, 14 de Fevereiro de 2005 às 10:01, por: CdB

O horário de verão termina à meia-noite de sábado, quando os relógios deverão ser atrasados em uma hora nos estados das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste. Este ano, a medida durou apenas 110 dias, tempo menor que os últimos anos: em 2004, foram 119 dias; em 2002, 126 dias; em 2001, 132 dias; e em 2000, 147 dias. 

- O positivo este ano é que, atendendo a uma solicitação do governo do estado, o horário de verão está terminando na semana posterior ao Carnaval, evitando o equívoco econômico ocorrido no último ano quando terminou na semana anterior - lembrou o secretario de Energia, Indústria Naval e Petróleo, Wagner Victer.

Segundo Victer, o balanço final completo só poderá ser fechado após o término do período, mas ele antecipou que o horário de verão deverá possibilitar uma economia geral da ordem de 0,8%. Ainda segundo ele, durante o horário de verão, as regiões beneficiadas economizaram cerca de 2.300 MW.

Nas regiões Sudeste e Centro-Oeste houve uma redução de cerca de 5% e na região Sul de 5,5% da carga de energia no horário de pico, que, no caso do Estado do Rio de Janeiro, ocorre no início da noite e tem historicamente no mês de fevereiro o período de maior demanda.

- Essa redução de carga de ponta corresponde à demanda das regiões metropolitanas de Florianópolis e de Belo Horizonte e de grande parte de Porto Alegre em um mesmo período de tempo - informou o secretário.

Além dos benefícios para o setor elétrico, Victer considera que o horário de verão significa melhor qualidade de vida para as pessoas, proporcionando mais tempo de lazer ao ar livre e maior sensação de segurança ao anoitecer.

Além disso, foram obtidos ganhos fundamentais para alavancar a economia de cidades fluminenses com potencial turístico, como, por exemplo, a capital do estado e os municípios das regiões dos Lagos e Costa Verde, onde foram gerados milhares de novos empregos. Afinal, segundo informações que obtivemos com a Câmara de Dirigentes Lojistas do Rio de Janeiro, o horário de verão proporciona para o segmento de lojas de comércio de rua um aumento de cerca de 25% no volume de vendas - destacou Victer.

O horário de verão foi adotado no Brasil pela primeira vez em 1931, tornando-se prática usual desde 1985. Este ano, foi a 31ª vez que a medida é praticada no país. Além do Brasil, o horário de verão também é usado em países europeus, da América do Norte e em Cuba.

Tags:
Edição digital

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo