Estado do Rio aumenta suprimento de energia elétrica no Carnaval

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado segunda-feira, 31 de janeiro de 2005 as 16:00, por: cdb

O secretário estadual de Energia, Indústria Naval e Petróleo, Wagner Victer, disse nesta segunda-feira que o estado do Rio de Janeiro já é capaz de abastecer a população de energia elétrica, caso ocorram outras quedas no fornecimento.

Segundo ele, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aceitou sugestão do governo fluminense e as termelétricas instaladas no estado funcionarão no carnaval para aumentar a confiança operacional. Só no início do ano o estado sofreu quatro cortes de energia.

Victer garantiu que o regime montado para o carnaval em caráter excepcional não elimina a probabilidade de novos apagões, mas reduz muito a possibilidade de sua ocorrência.

– Se houver algum problema, a retomada é mais rápida – garantiu Victer.

Ele informou que quando uma termelétrica já está abastecida com gás, o sistema leva cerca de 12 minutos para ser ligado. Se, ao contrário, houver necessidade de manobras para a chegada do gás, esse prazo pode durar mais de uma hora.

Durante o carnaval o sistema trabalhará com linhas de transmissão, importando energia e também com as termelétricas, afirmou o secretário.