Estaca zero

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quarta-feira, 26 de março de 2003 as 12:49, por: cdb

Tem-se a impressão de que a lua-de-mel com o poder do presidente efetivo, Lula da Silva, e do presidente de fato, José Dirceu, acabou. A popularidade caiu, o desencanto aumentou, o medo voltou e a esperança é a última que morre. Tudo conseqüência não apenas da Reforma da Previdência que ameaça desestabilizar ainda mais o serviço público, onde Lula obteve 90% dos votos e onde 90% dos sindicatos são filiados à CUT.

A alta dos juros, os compromissos com o FMI, o desemprego, a ineficiência das agências reguladoras que não regulam coisa alguma, o aumento do imposto de renda (que o PT votara contra ao tempo de FHC), a crescente violência urbana, o péssimo atendimento na área de saúde, os buracos nas estradas, o insípido combate à corrupção, os desacertos no Fome Zero e na Educação, tudo contribui para reverter a expectativa de otimismo. Sempre ao lado da primeira-dama, o presidente se limita a repetir o bordão “estou convencido…”, sem convencer.

O pior está por vir nos próximos dias: o aumento do salário mínimo para R$ 216 ou R$ 220, o reajuste dos aposentados que ganham um salário mínimo e dos que recebem mais de um mínimo e o aumento dos servidores públicos que pedem 46,19% e terão apenas 2,5%. O primeiro semestre do Governo Lula foram para o espaço. Resta salvar o segundo.

HABEAS CORPUS
Às vésperas de completar 48 anos, o presidente da Alerj, Jorge Picciani (PMDB), deu um presente à deputada Núbia Cozzolino (PPB): promulgou a resolução 020/2003, que nega licença ao Tribunal de Justiça para processá-la.

WANTED
Foi em vão a romaria de puxa-sacos, ontem, para felicitar o presidente da Alerj pelo seu aniversário. Como tem feito ultimamente, o deputado Picciani não apareceu na Casa.

BRUXA SOLTA
Mais uma baixa médica no primeiro escalão do Governo Lula. O secretário-geral da Presidência, ministro Luiz Dulci, será submetido hoje a uma cirurgia para corrigir um desvio do septo nasal. Ficará hospitalizado pelo menos três dias.

HÁ 3 MESES
Lançado no início do atual Governo, o Fome Zero continua na estaca zero.

DO ZERO
No rastro do assassinato do juiz Alexandre Castro Filho, o presidente Lula lançou, anteontem, o programa Tolerância Zero com o crime organizado.
Nesta manhã, completa 48 horas na estaca zero.

BLINDADOS
Os mais de 800 juízes de Minas Gerais poderão ter descontos na compra de armas semi-automáticas e no custo da blindagem de seus carros. A medida é defendida pela Associação dos Magistrados de MG para evitar atentados como os que ocorreram em São Paulo e no Espírito Santo.

ALTA TENSÃO
Um cidadão alemão, de 65 anos, identificado com as iniciais M.L., foi encontrado morto numa casa em Torre del Mar, litoral da Espanha, com um aparelho conectado ao pênis e à cintura e ligado a eletrodos, artifício que seria usado para masturbação. Segundo a agência EFE, a Polícia descarta o envolvimento de terceiros.

DENTE POR DENTE
Kirk Douglas, 86 anos, revelou ontem, à rádio inglesa Times, que tentou o suicídio depois de sofrer um derrame. O ator contou que pôs uma arma carregada na boca, mas esbarrou num dente cariado e a dor o fez mudar de idéia.

Inconfidências

>> Almoçando ontem, no Mosteiro, o diretor de Portos e Costas da Marinha, almirante Napoleão Bonaparte Gomes, o capitão dos Portos, comandante Leal Ferreira, com José Carlos Gomes e Milton Tito, do Sindicato dos Agentes Marítimos.

>> Vestindo apenas calcinha e sutiã e exibindo a gravidez de sete meses, a bonita Isabella Bittencourt, mulher do jogador Romário, será a estrela da campanha da DeMilus para o Dia das Mães.

>> Artigo 1.523 do novo Código Civil: Não devem casar: I – o viúvo ou a viúva que tiver filho do cônjuge falecido, enquanto não fizer inventário dos bens do casal e der partilha aos herdeiros; II – a viúva, ou a mulher cujo casamento se desfez por ser nulo ou ter sido anulado, até dez meses depois do começo da viuvez, ou da dissolução da sociedade conjugal; III – o divorciado, enquanto não houver sido homologada ou