Especialistas em comércio exterior estarão reunidos nesta quinta-feira, na Confederação Nacional da Indústria (CNI), para discutir as alternativas brasileiras diante das três grande negociações comerciais mundiais em andamento: o Acordo de Associação Mercosul-União Européia, a Área de Livre Comércio das Américas (Alca) e a Rodada de Doha da OMC.
Serão avaliados os custos e as conseqüências da não participação brasileira nos acordos e realizadas três exposições, nas quis serão projetados cenários futuros e os efeitos da adesão, ou não, do Brasil.
A exposição Alca – opções para o Brasil, será apresentada pelo professor da FGV, Renato Flores. Já Custos da Alca para o Mercosul com ou sem acordo com a União Européia, será feita por Hermán Lacunza, diretor do Centro de Economia Internacional da Argentina.
O último debate será sobre Custos da Alca para a União Européia com ou sem acordo com o Mercosul, e terá apresentação de Antoine Bouet, da Universidade de Pau, na França. O evento é organizado pela Unidade de Integração Internacional da CNI, em parceria com o Grupo de Acompanhamento das negociações EU-Mercosul, da Cátedra Mercosul do Instituto de Estudos Políticos de Paris.