Espanha admite que cumprimento de plano vai desempregar mais 630 mil

Arquivado em:
Publicado Sexta, 02 de Março de 2012 às 09:49, por: CdB
Espanha admite que cumprimento de plano vai desempregar mais 630 mil

Governo de Mariano Rajoy recusou redução do déficit público proposta pela União Europeia, mas não viu problemas em uma recessão de 1,7% neste ano

Por: Redação da Rede Brasil Atual

Publicado em 02/03/2012, 15:20

Última atualização às 15:33

Tweet

São Paulo – O governo da Espanha anunciou hoje (2) que o mercado de trabalho continuará se deteriorando, e vai atingir uma taxa de desemprego de 24,3% até o fim deste ano, um ponto percentual a mais que o nível anterior, o que representa o fechamento de mais 630 mil postos.

Se cumprida a previsão do governo, o desemprego será um problema direto para quase seis milhões de espanhóis, frente a uma população total de 46 milhões. A taxa atual, a maior da Europa, é vista pelo governo como “realista” frente a um quadro externo problemático. 

Os planos apresentados pelo gabinete do conservador Mariano Rajoy projetam uma recessão equivalente a 1,7% do Produto Interno Bruto ao longo do ano, acima dos cálculos da União Europeia. O país estima fechar o ano com um déficit de 5,8% em relação à soma de todas as riquezas produzidas, um pouco além do fixado pelo bloco, de 4,4%. 

As exportações devem crescer 3,8%, abaixo dos 9% de 2011, e o consumo privado tem um recuo estimado em 1,4%. A queda no nível de emprego e no ritmo do mercado interno levará, segundo o governo espanhol, a uma retração de 0,1%.

Com informações do jornal El País

Tags:
Edição digital

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo