Espaços Culturais têm vasta programação até fevereiro

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quarta-feira, 25 de janeiro de 2012 as 16:08, por: cdb

Exposições, peças teatrais, shows, documentários, seminários, baile àfantasia e oficinas movimentam a programação cultural, nos espaçosadministrados pela Fundação Gregório de Mattos (FGM), até fevereiro próximo. O EspaçoCultural da Barroquinha, Casa do Benin, Museu da Cidade e bibliotecasmunicipais Professor Edgard Santos e Professora Denise Tavares elaboraram umavasta programação, para receber baianos e turistas durante o Verão.

 

Na Barroquinha, além do projeto Santo de Casa, de Mariene de Castro – quesegue com mais duas apresentações nos dias 3 e 24 de fevereiro -, o públicopode conferir a peça “O Dia 14”,em cartaz em curta temporada neste final de mês, com sessões na quarta (25) esegunda-feira (30), sempre às 19h.

 

Em fevereiro, a exposição fotográfica “Carnaval em Salvador Ontem eHoje”, elaborada com imagens do acervo do Arquivo Histórico Municipal deSalvador e da Secretaria Municipal de Comunicação (Secom), sobre os carnavaisantigos e atuais da capital baiana, pode ser conferida no espaço, das 9 às 17h.

 

Museu – O Museu da Cidade, localizado noPelourinho, preparou vasta programação, incluindo a exposição “Migration”,que segue até o dia 28 de fevereiro. Já o projeto Exposição Impressionista, expõe,durante as sextas-feiras deste mês e em fevereiro, obras de artistas plásticosdo Centro Histórico de Salvador, no Largo do Pelourinho, em frente ao Museu daCidade, das 9 às 17h.

 

Às terças e quintas de janeiro, às 10h, no auditório do museu, está sendoexibido o documentário “Bumba Meu Boi, Reisado, Burrinha e Lindro do Amor”. Nosdias 7 e 9 de fevereiro, das 10 às 12h, o salão do museu abrigará a Oficina deMáscaras, comandada pela arte-educadora Cristina Melo, que desenvolverá comgrupos da terceira idade a produção de máscaras de Carnaval.

 

De 6 a27 de fevereiro, a exposição fotográfica “Carnaval em Salvador e Maragogipe”apresentará, na Sala da Cultura Popular, imagens antigas e figurinos típicosdos carnavais nas duas cidades, das 9 às 17h.

 

Casa do Benin – Na Casa do Benin o público podeconferir as exposições “Agudás” e “Carnaval em Salvador Ontem eHoje”. A primeira acontece até a próxima terça-feira (31), das 9 às 17h, na salade exposição temporária, organizada pelo antropólogo Milton Guran, retratandoos brasileiros que retornaram ao Benin após a Abolição da Escravatura. Asegunda acontece entre os dias 7 e 29 de fevereiro, no mesmo local e horário, apresentandofotografias do acervo do Arquivo Histórico Municipal de Salvador, sobre osvários carnavais antigos e atuais da capital baiana.

 

Bibliotecas – De 20 a 27 de janeiro, aBiblioteca Municipal Professor Edgard Santos, localizada na Ribeira, recebe acomunidade do Centro de Atendimento Psíquico-social (DAPS), para a exibição defilmes de longa-metragem, na sala de atividades sociais, das 9 às 11h30.

 

Nos dias 1º, 6 e 13 de fevereiro, das 9 às 9h30, a sala de atividades sociaisrecebe alunos de escolas particulares, no projeto “A Biblioteca e o Carnaval”,com exibição de filmes de curta-metragem, sobre os carnavais antigos emSalvador e oficina de máscaras, fantasias e adereços, comandada pelo artesãoEmerson de Paula.

 

Nos dias 17, 24 e 31 de janeiro, a Biblioteca Municipal Professora DeniseTavares, na Liberdade, realiza o projeto “Contação de História”, com aarte-educadora Rita Pinheiro, com histórias da literatura brasileira narradas paraas crianças do bairro, na sala infanto-juvenil, das 10 às 12h.

 

De 6 a14 de fevereiro, das 9 às 17h, a sala de consulta recebe a exposição “Carnavalem Salvador”, composta por imagens do Arquivo Histórico Municipal de Salvador,que contam a história do Carnaval da capital baiana, a partir da década de 40. Nodia 8 de fevereiro, às 15h, também na sala de consulta, serão exibidos emfilmes de curta-metragem do acervo da filmoteca, do Arquivo Histórico Municipalde Salvador.

 

Fantasias carnavalescas serão produzidas na sala de consulta, no dia 8 defevereiro, das 14 às 16, pelo design e costureiro Edmilson Mattos quedesenvolverá com jovens moradores da Liberdade a criação e produção defantasias, com materiais recicláveis. No dia 10 de fevereiro, os jovens queparticiparam da oficina dançarão ao som de marchinhas carnavalescas, no baile àfantasia organizado por Lenildes Pereira, na área aberta da biblioteca, das 16às 18h.

 

Funcionamento – No período do Carnaval, de 16 a 22 de fevereiro, oscentros culturais da FGM não irão funcionar. Também nos fins de semana,permanecem fechados, com exceção do Espaço Cultural da Barroquinha.