Escola de educação infantil é inaugurada com festa no bairro Mansour

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado segunda-feira, 2 de abril de 2012 as 15:57, por: cdb

O prefeito de Uberlândia, Odelmo Leão, inaugurou na tarde desta segunda-feira (2) a Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Professora Sonia Aparecida Álvares de Oliveira, no bairro Mansour, na zona Oeste de Uberlândia. Com uma área de 1.044 m² e 338 m² de construção, a nova unidade tem capacidade para atender 120 crianças de berçário (0 a 3 anos). É a terceira escola de rede municipal aberta no bairro, que já contava com outra escola de educação infantil e uma de ensino fundamental, sendo que as duas Emeis foram entregues ao Mansour pelo governo Odelmo Leão.

Em 2005, o município contava com 5.841 vagas. Atualmente esse número chega a mais de 19 mil vagas, quase quatro vezes mais que no início da Administração Municipal. Segundo o prefeito Odelmo Leão, assim como nas demais áreas da cidade, o setor Oeste recebe investimentos contínuos para proporcionar mais qualidade de vida aos moradores de bairros daquela região.

“Vim honrar um compromisso assumido no início desta gestão municipal. Estou muito feliz em retornar à essa grande região do Mansour e Luizote, porque de 2005 para cá muita coisa mudou. Além de educação para crianças e jovens, as pessoas que moram aqui contam hoje com emprego próximo às suas moradias graças à implantação que viabilizamos do Distrito Industrial Oeste, com a instalação de diversas empresas no local, e outros projetos executados neste governo em benefício do povo”, disse o prefeito Odelmo Leão.

A Emei, localizada na rua Rio Volga, 44, recebeu um projeto arquitetônico adequado para o atendimento de berçário. Mais de R$ 415 mil foram investidos na unidade que tem dois berçários, fraldário, cinco salas de atividades, banheiros infantis, adultos e adaptados para pessoas com deficiência, cozinha, refeitório, secretaria, sala de direção, sala de coordenação pedagógica, sala de professores, quiosque, lavanderia e depósitos.

“Para nós é uma satisfação atender à demanda deste bairro com a abertura de mais uma escola para oferecer uma educação de qualidade proporcionada pela Prefeitura, por meio do trabalho de vários profissionais que vão atuar neste espaço, entre professores, educadores infantis e pedagogos”, disse Andréia de Castro Catani, diretora da Emei.

Pela primeira vez, Davi Santos Alencar, de dois anos, terá a oportunidade de ir para a escola. Ele foi uma das crianças que recebeu o kit escolar das mãos do prefeito Odelmo Leão durante a solenidade de inauguração. Para o pai do garoto, o analista de suporte, Daniel Souza, essa é uma grande conquista. “O Davi é filho único e para ele vai ser muito bom começar na escolinha para ele ter chances de se socializar com outras crianças e aprender com as professoras e colegas”, disse.

A história do nome da escola

O nome da Escola foi escolhido para homenagear a servidora Sonia Aparecida Álvares de Oliveira, que durante 14 anos prestou serviços educacionais à comunidade uberlandense como professora no ensino fundamental médio e superior, além de gestora de instituições e processos educacionais nas redes privada e pública.

Ingressou na Prefeitura de Uberlândia por concurso público e iniciou suas atividades como orientadora educacional em 1992, atuando no Programa Municipal de Erradicação do Analfabetismo como psicopedagoga no programa de Saúde Escolar; consultora psicopedagógica do ensino alternativo; orientadora educacional na E.M Profª Stella S. Peano; vice- administradora escolar da E.M. Dr. Joel Cupertino Rodrigues e diretora na Emei São Francisco de Assis.

Faleceu em 26 de janeiro de 2006, deixando um exemplo de vida. Foi considerada uma mulher extraordinária, forte, feliz, dedicada, disposta a ajudar o próximo, cujo caráter era incorruptível e sempre disposta ao aprendizado e ao ensino.