Escola brasileira do Teatro Bolshoi comemora três anos

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado domingo, 16 de março de 2003 as 09:42, por: cdb

A Escola do Teatro Bolshoi no Brasil, instalada em Joinville (SC), completou três anos neste sábado, com apresentação para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Cerca de 300 alunos, incluindo a bailarina Raquel Steglich, que atualmente faz estágio na sede da escola, em Moscou, e a dramaturga Fátima Ortiz, participaram da festa.

A filial brasileira da famosa escola de dança foi a primeira e continua sendo a única atuando fora da Rússia. A escola atua no Brasil com a mesma técnica e metodologia russa.

O Teatro Bolshoi de Moscou foi fundado em 1776 e teve em sua primeira formação atores profissionais, estudantes da Universidade de Moscou e artistas servos. Inicialmente, a companhia apresentava-se em residências particulares. Após a inauguração de sua primeira sede, em 1780, o teatro deu início ao trabalho de revelação e formação de talentos.

Ingressar na escola é o ideal de muitos bailarinos brasileiros. Após a instalação em Joinville, alunos de todo o Brasil e de outros países passaram a procurar os cursos oferecidos pelo Bolshoi.

Seguindo as diretrizes de Moscou, a unidade de Joinville oferece a maior parte de suas vagas para crianças carentes, que recebem bolsa de estudos. A cada ano, o processo seletivo de novos alunos atrai cerca de 100 mil crianças, estudantes das redes públicas de ensino.

Além da formação educacional e cultural, os bolsistas recebem gratuitamente uniforme, transporte, alimentação, acompanhamento pedagógico, fisioterapia e assistência médica emergencial.

A Escola oferece o Curso Técnico de Formação de Artista de Ballet, de oito anos de duração, direcionado a alunos com idade entre nove e 11 anos, sem a necessidade de conhecimento prévio em dança. Para alunos com experiência em dança e idade superior a 11 anos são oferecidos estágios modulares, com duração mínima de dois anos. Ambas as modalidades de curso oferecem a possibilidade de um estágio futuro no Teatro Bolshoi de Moscou.

A escola está instalada na cidade catarinense no Centreventos Cau Hansen, em uma área de aproximadamente 6.000 metros quadrados.

Para atender às exigências de Moscou, a unidade de Joinville é composta por 11 salas de aula com qualificação técnica específica – altura, piso e climatização – dois laboratórios cênicos, biblioteca, estúdios de piano, núcleo de saúde, refeitório, pátio coberto, espaços culturais e ainda uma sala de preparação de cenários, adereços e figurinos necessários às aulas e apresentações.