Erdogan é nomeado primeiro-ministro da Turquia

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado terça-feira, 11 de março de 2003 as 14:41, por: cdb

O líder do Partido da Justiça e do Desenvolvimento (AKP), Recep Tayyip Erdogan, foi nomeado primeiro-ministro nesta terça-feira, pelo presidente turco Ahmed Necmed Sezer, pouco depois da renúncia coletiva do governo de Abdulá Gul, correligionário de Gul.

Erdogan, eleito deputado no domingo passado, disse que apresentará o mais rápido possível a lista de governo ao presidente, mas adiantou que não haverá grandes mudanças em relação ao antigo Executivo, embora “possa haver alguns retoques”.

Abdulá Gul assumiu o poder há apenas três meses e meio, embora soubesse que seu mandato seria temporário, até que Erdogan conseguisse se eleger deputado.

Erdogan conseguiu no domingo passado sua cadeira ao se candidatar na localidade de Siirt, em eleições parciais repetidas por causa de diversas irregularidades.

Erdogan, assim como Gul, defende a permissão do destacamento em território turco de 62.000 soldados dos EUA para uma possível invasão do Iraque.

Embora o governo de Gul tenha perdido no parlamento uma votação para autorizar tal envio, espera-se que o novo governo apresente de novo o mesmo projeto à câmara.

Caso os deputados autorizem, os analistas militares consideram que com uma frente norte a guerra no Iraque seria várias semanas mais curta.