Equipe olímpica fica com o ouro no 4x100m

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado sábado, 28 de setembro de 2002 as 01:02, por: cdb

A equipe de prata vale ouro. O mesmo revezamento 4x100m que levou o Brasil ao segundo lugar nos Jogos Olímpicos de Sydney não teve rival à altura no XXI Troféu Brasil CAIXA de Atletismo. Nesta sexta-feira (27/09) à tarde, segundo dia de finais da competição, Vicente Lenílson, Edson Luciano Ribeiro, André Domingos e Claudinei Quirino (nessa ordem) venceram a prova com o tempo de 39s00. A equipe que mais se aproximou do resultado foi a do Vasco (Bruno Pacheco, Paulo César Poersch, Jorge Célio Sena e Basílio Emídio de Moraes), segunda colocada, com 40s18. A Associação Atlética Ituana (Rafael de Araújo, Rodrigo de Araújo, Fábio Ferreira e Marcos Paulo da Silva), de São Paulo, ficou em terceiro, com 41s03.

– Queríamos ter completado a prova abaixo de 38s90 para bater o recorde do Troféu Brasil. Mas, não tive uma boa largada e acabei prejudicando o tempo da equipe. Melhor que o pessoal estava bem e conseguiu corrigir meu erro – disse Vicente Lenílson, vencedor dos 100m, na véspera.

Na comemoração pela vitória, todos lembraram da conquista da medalha em Sydney. Claudinei Quirino considera importante resultados como os obtidos pela equipe, pois eleva o nível do esporte:

– É muito bom conseguir uma vitória como essa. Por todos os motivos. Para o esporte, para nosso ego, para as pessoas que torcem pela gente e para nossa cidade. É uma maneira de retribuir todo o apoio – comentou Claudinei, que chegou até a pensar que não voltaria a competir depois da cirurgia no púbis que o deixou afastado das pistas por cinco meses.

André Domingos destacou a alegria de ver o público torcendo:

– É realmente uma sensação maravilhosa. Faz com que a gente lembre de Sydney. Agora é continuar treinando forte, pensando na preparação para Atenas – declarou André.

Edson Luciano, por seu lado, não quer fazer previsões sobre o futuro da equipe, mas deixou transparecer o otimismo quando perguntado sobre o favoritismo do grupo em outras competições. Depois de ficar mudo diante da pergunta, brincou:

– Quem cala consente.

Na versão feminina do 4x100m, a BM&F Atletismo levou a melhor. A equipe formada por Maíla Paula Machado, Vanessa Vieira Seles, Kátia Regina de Jesus e Thatiana Regina Ignácio garantiu o primeiro lugar depois de uma disputa acirrada com a Unoeste/Damha (Lucimar Aparecida de Moura, Aretusa Aparecida Moreira, Melissa Freire e Claudete Alves Pina). O time de São Caetano completou a prova em 45s07, contra 45s18 das meninas de Presidente Prudente. O Flamengo (Evelyn Carolina dos Santos, Lorena Franco, Adriana Santos e Raquel Camilo da Costa) terminou em terceiro lugar, com 45s50:

– Foi uma prova bem disputada. Cheguei a roçar o braço na Lucimar a 20 metros da linha de chegada. Felizmente deu tudo certo e garantimos a vitória – disse Thatiana, de 19 anos. Quinta colocada no Campeonato Mundial Juvenil da Jamaica, ela esta feliz da vida também pela conquista de sua primeira medalha de ouro no Troféu Brasil Caixa da categoria adulto.

Hudson de Souza (São Raimundo/AM) confirmou seu reinado nos 1.500 metros, ao conquistar seu sexto título consecutivo na prova, com o tempo de 3min42s71. Fabiano Peçanha (Unisc), com 3min44s83, e Edgar Martins de Oliveira (São Raimundo/AM), com 3min48s88, foram, respectivamente, segundo e terceiro colocados. Apesar da facilidade, o campeão não ficou totalmente satisfeito com o resultado, distante do seu recorde pessoal (3min33s90).

– O vento atrapalhou bastante, por isso o tempo não foi tão bom. Agora, falta a estréia nos 5000m (domingo). Confesso que estou até um pouco ansioso – disse o atleta, que pretende investir nos 800 e 1.500 metros para 2003, visando à classificação para os Jogos Pan-Americanos de Santo Domingo.

Quem também comemorou foi Geisa Aparecida Muniz Coutinho (Vasco da Gama), que conquistou sua primeira vitória no Troféu Brasil CAIXA, nos 400 metros. A atleta de 22 anos fez 51s50, à frente de Maria Laura Almirão (BM&F Atletismo), com 52s29, e Josiane da Silva Tito (Unoeste/