Equipe econômica apresenta nesta terça propostas para o país

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado segunda-feira, 13 de novembro de 2006 as 18:44, por: cdb

A equipe econômica do governo apresentará nesta terça-feira ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva a proposta de medidas a serem adotadas no país para promover o crescimento, mas sem por em risco o controle dos gastos públicos. O assunto está em discussão, neste momento, numa reunião entre os ministros da Fazenda, Guido Mantega, e do Planejamento, Paulo Bernardo.

Ao chegar ao Ministério da Fazenda, onde se realiza a reunião, o ministro Paulo Bernardo disse que as medidas incluirão as áreas fiscal, tributária, de gestão e de investimentos.

– A idéia, basicamente, é ter um conjunto de medidas que permitam que a despesa cresça menos do que o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) e, com isso, abram espaço para, ao mesmo tempo, termos um pouco mais de recursos para investimento públicos e também para fazer as desonerações que precisamos -, afirmou o ministro.

Paulo Bernardo não quis, entretanto, adiantar detalhes sobre os setores da economia que terão redução de impostos, nem quais os mecanismos estudados para conter os gastos do governo.

– O que vamos fazer amanhã com o presidente é priorizar aquilo que vai ser feito imediatamente e o que vai ser feito no primeiro semestre do ano que vem -, explicou.

Também participam da reunião o secretário executivo do Ministério da Fazenda, Bernard Appy, o secretário do Tesouro, Carlos Kawall, e o secretário da Receita Federal, Jorge Rachid.