Equipe de atletismo de Campinas apresenta reforços para tempoirada 2012

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012 as 14:37, por: cdb

Equipe de atletismo de Campinas apresenta reforços para tempoirada 2012

27/02/2012 – 17:22

  

 

Maria Finetto

A equipe de atletismo Orcampi, que representa Campinas em diversas competições, apresentou os reforços para a temporada 2012, em evento realizado nessa segunda-feira, dia 27 de fevereiro, no Centro Esportivo de Alto Rendimento (Cear). O anúncio dos novos integrantes reuniu o ex-maratonista e medalhista olímpico, Vanderlei Cordeiro de Lima e o
secretário de Esportes e Lazer, Caio Carneiro Campos, além de outros atletas e técnicos.

Caio Campos reforçou o apoio a Orcampi, que mantém projeto de iniciação atlética como parte do Instituto Vanderlei Cordeiro de Lima (IVCL) e participa do Fundo de Investimentos Esportivos de Campinas (Fiec), instituído pela Secretaria Municipal de Esportes e Lazer.

 

“Esperamos que o nosso trabalho na Secretaria venha a contribuir com a prática esportiva do lazer, a base até o alto rendimento para obtermos premiações em grandes competições”. Para o secretário, ‘quando incentivamos a prática esportiva, incentivamos a prática de valores, além de saúde e bem estar’.

Para o medalhista olímpico, Vanderlei Cordeiro de Lima, o Cear é fundamental para Campinas e para a escola de atletismo da Orcampi que detecta, lapida e desenvolve novos talentos da modalidade olímpica.

 

O maratonista tem planos de trazer para a pista do Cear, grandes e importantes eventos nacionais a partir da mudança da Confederação Brasileira de Atletismo de Manaus para São Paulo. Campinas leva vantagem por causa da proximidade com a capital e a estrutura oferecida no Cear.
 

Os atletas da Orcampi treinam no Cear, que conta com uma pista oficial de 400 metros com piso sintético emborrachado, o mesmo material usado nas pistas oficiais, áreas para provas de salto em distância, salto em altura, salto triplo, salto com vara, arremesso de peso, lançamento de dardo, disco e martelo.

 

Terceira colocada no Troféu Brasil de Atletismo em 2010 e 2011, a Orcampi atende aproximadamente 220 crianças e adolescentes de toda Região Metropolitana de Campinas e de diversos estados brasileiros.

Equipe

A equipe da Orcampi para 2012 contará com maratonistas de renome. É o caso de Franck Caldeira, campeão Pan Americano (2007), campeão da Meia Maratona do Rio de Janeiro (2007) e da São Silvestre (2006). O atleta também integrou a seleção brasileira nos Jogos Olímpicos de Pequim em 2008.

Outro integrantes da seleção que foi a Pequim e que chega para reforçar a Orcampi é Anselmo Gomes, recordista sul-americano dos 110 metros com barreiras. Rodrigo Bargas, representante da seleção brasileira nos Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro e vice-campeão do Troféu Brasil nos 400 metros em 2007 e 2009 é mais um velocista que promete brigar por índices para as principais competições do ano.

Atleta da seleção brasileira de cross country desde 2010 e campeã do Troféu Brasil nos 1.500 metros (2010), Tatiele Carvalho é um reforço que já está rendendo resultados para a Orcampi. No último dia 12, Tatiele sagrou-se campeã brasileira da modalidade e garantiu vaga para disputar o Campeonato Sul-Americano, que será disputado no Peru logo no início de março.

Permanecem na equipe nomes consagrados do atletismo como Jefferson Sabino, medalha de bronze nos Jogos Pan Americanos de Guadalajara (2011) e campeão do Troféu Brasil (2011). Jéssica Gonzaga, campeã dos Jogos Sul-Americanos Sub 23, do Troféu Brasil (2010) e segunda
colocada no ranking nacional dos 800 metros em 2011 e uma das apostas da equipe campineira.

Mais dois integrantes da seleção brasileira que disputou o Pan-Americano em 2011 continuam na Orcampi. São eles: Rogério Bispo, campeão do Troféu Brasil do salto em distância (2011), e Carlos Pio, integrante do revezamento 4×100 que venceu a disputa em solo mexicano. Outro nome é Caio Cezar, bicampeão olímpico da Juventude em 2010, confirmando o trabalho da Orcampi de revelação e desenvolvimento de novos talentos.

Em um ano de Jogos Olímpicos, todo o trabalho está voltado para a principal competição esportiva do mundo. Mas a Orcampi também busca classificar o maior número de atletas para o Campeonato Ibero-Americano, além de manter a equipe entre as cinco melhores do país.

 

Nos campeonatos brasileiros, a equipe pretende classificar individualmente seus atletas entre os dez melhores nas respectivas categorias, comprovando assim o trabalho desenvolvido desde as categorias de base. “Queremos ser uma grande referência no esporte brasileiro. 2012 será um ano vitorioso para nós”, disse Vanderlei Cordeiro de Lima ao saudar os novos atletas.

A Orcampi tem o patrocínio da Unimed Campinas e por meio da Lei de Incentivo ao Esporte (LIE) do Ministério do Esporte renovou também os patrocínios com a CPFL Energia, 3M do Brasil e a Matera Systems, além de estabelecer uma nova parceria com o Banco Original. Pelo sétimo ano consecutivo a entidade teve projetos aprovados pelo Fiec.