Equipe alcança mina na Rússia

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado terça-feira, 28 de outubro de 2003 as 10:27, por: cdb

A equipe que está tentando resgatar 13 mineros presos em uma mina subterrânea na Rússia conseguiu alcançá-la com um pequeno buraco de 3,2 centímetros.

Não saiu água quando o buraco foi feito, indicando que a mina não foi completamente inundada. No entanto, não se viu ou ouviu nenhum sinal de vida do grupo.

Apesar de ter conseguido fazer o pequeno buraco, a equipe de resgate continuou a três metros da área onde se supõe que os mineiros estejam.

A equipe pretende agora usar dinamite no pequeno buraco para fazer um maior, de 1,4 metro de altura e 2,5 metros de largura, para conseguir retirar os homens.

Os mineiros estão desde a quinta-feira na mina subterrânea de Zapadnaya, em Novoshakhtinsk, no sul da Rússia.

Apesar do esforço, não há sinal de vida entre os mineiros, que não têm comida ou água, desde que um lago subterrâneo inundou a mina de carvão em que eles estavam trabalhando. Outros 33 mineiros foram resgatados.

Água

Segundo a agência de notícias Reuters, as autoridades manifestaram esperança de que os níveis de ar na mina sejam suficientes para que os mineiros sobrevivam por mais alguns dias, apesar do aumento dos níveis de monóxido de carbono no local.

Os trabalhos de resgate são acompanhados por equipes que utilizam poderosos compressores para bombear ar na mina. Os níveis de água, no entanto, continuam a subir na área subterrânea.

Pedras, metais e até mesmo dormentes de trilhos ferroviários também têm sido utilizados para tentar bloquear o vazamento nas paredes da mina, mas o trabalho tem registrado um resultado limitado.

Um dos 13 mineiros presos é o diretor da mina, Vasily Avdeyev, que estava em seu primeiro dia de trabalho quando o acidente aconteceu.

Acidentes do tipo são freqüentes em minas de carvão na Rússia e na vizinha Ucrânia. Além dos riscos naturais associados ao trabalho, os mineiros reclamam da deterioração das condições de segurança nas minas.

Em fevereiro, um incidente parecido na mina de Zapadnaya foi atribuído à falta de serviços de manutenção, o que teria resultado na formação do lago subterrâneo.