Energia alternativa: Secretaria de Obras testa luminária solar

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quarta-feira, 25 de janeiro de 2012 as 12:05, por: cdb

A Secretaria de Serviços e Obras Públicas está testando um sistema de iluminação híbrido eólico solar. O equipamento foi instalado no pátio da secretaria, onde deve ficar por aproximadamente 20 dias.

O engenheiro Silvio Torres explica que o conjunto é formado de luminária led de 42 watts, correspondente à lâmpada de 200 watts vapor de sódio. “O equipamento possui uma turbina eólica, que gera 400 watts de potência, e um painel solar de 100 watts, que fornecem energia para bateria de 12 watts, necessária para acender a luminária de led”, observa, ressaltando que quando falta luz solar a turbina eólica alimenta a bateria. “O sistema suporta três dias contínuos sem sol, tocando dez horas por dia”, enfatiza.

O equipamento é importado e o sistema novo, por isso a oferta ainda é baixa e o valor alto. “O objetivo é verificar a funcionalidade na obtenção dessa energia alternativa. Vamos fazer um estudo para ver a questão de economia, pois o conjunto custa em torno de R$ 10 mil”, finaliza o engenheiro.