Enem só terá duas edições em 2012

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quinta-feira, 31 de março de 2011 as 11:57, por: cdb
Apenas uma prova do Enem deverá ser realizada em outubro

O Exame Nacional do Ensino Médio terá duas edições somente a partir de 2012, com provas em maio e outubro. O Ministério de Educação já descartou duas edições da prova neste ano. Apenas uma prova deverá ser realizada, em outubro.

Apontada pelo ministro Fernando Haddad como uma maneira de reduzir os problemas que o Enem vem enfrentando, o MEC cogitava a possibilidade de aplicar os dois exames já em 2011. O exame deve continuar nacionalizado.

Na última edição, houve erros de impressão em cadernos de prova e as folhas de resposta vieram com os cabeçalhos trocados. Esses erros provocaram uma batalha judicial que só foi encerrada após uma decisão do STJ (Superior Tribunal de Justiça). Em 2009, a prova vazou e o exame precisou ser cancelado dois dias antes da realização.

Oficialmente, o MEC diz que o calendário do exame ainda está em estudo, mas internamente já há convicção de que não existe tempo hábil para a realização de um exame já em maio, como previsto, uma vez que nem sequer se abriram inscrições.

O exame em maio seria usado para selecionar alunos para instituições que têm vestibulares nos dois semestres do ano.