Encontro visa criação de unidades de conservação ambiental no município

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado terça-feira, 24 de janeiro de 2012 as 16:04, por: cdb

Equipes da Secretaria Municipal de Turismo e Meio Ambiente (SMTMA), Secretaria de Estado do Ambiente (SEA) e do Projeto Onda Azul se encontraram no Projeto Mangue Vivo, em Mauá, a fim de compreender a delimitação do local para que seja criada a Unidade de Conservação Ambiental no distrito. Realizado na última semana, participaram da visita Alessandro Terra Paz, Rafael Santos Nunes de Carvalho da SEA; Erian Ozório, André Esteves que é assessor chefe do deputado federal Alfredo Sirkis, Adeimantus, José Alves do Projeto Onda Azul; o secretário Claudio Cosentino e Nelson Barroso da SMTMA de Magé.

Durante a visita o grupo percorreu cerca de 30 hectares de áreas de mangue restauradas, realizando o levantamento de informações sobre a população que vive próximo e faz uso dos recursos da região, volume de coleta de caranguejos, contato com as lideranças das colônias de pescadores e associações de catadores de material reciclável presentes na localidade. Além destes dados, os profissionais realizaram a busca pelo estudo e relatório de impacto ambiental (EIA-RIMA) do Comperj.

Diante da realidade local foram analisadas também modelos mais adequados que podem ser aplicados à unidade de conservação o município. Com a finalização da fase de coleta de dados e reunião de material será elaborada uma proposta conjunta de criação da Unidade de Conservação que até o final de janeiro que posteriormente será discutida com todos os órgãos e lideranças envolvidas.