Encontro entre Vale e índios Xikrin é adiado

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quinta-feira, 26 de outubro de 2006 as 16:03, por: cdb

A Fundação Nacional do Índio (Funai) adiou para a próxima terça-feira a reunião entre índios Xikrin e representantes da Companhia Vale do Rio Doce, na qual seria discutida a questão dos repasses financeiros que a empresa faz mensalmente à comunidade indígena.

O encontro estava previsto para esta quinta-feira, na sede da Funai em Marabá, mas, segundo a assessoria de imprensa da fundação, foi remarcado a pedido da empresa. O local também mudou. A reunião será às 9h30, na Casa Civil da Presidência da República, em Brasília.

Na semana passada, cerca de 200 Xikrin ocuparam durante três dias as instalações da Vale do Rio Doce, em Carajás (PA). Eles reivindicavam uma reunião com representantes da empresa para discutir os repasses, que teriam sido reajustados pela última vez em 2004. Na última quinta-feira, eles deixaram o local, acatando mandado judicial de reintegração de posse.

A assessoria de imprensa da Vale do Rio Doce confirmou a presença de representantes da companhia na reunião e informou que o pedido de adiamento foi feito em função da agenda dos diretores.