Encerrado o levantamento do Aedes Aegypti no município

Arquivado em:
Publicado Quarta, 28 de Março de 2012 às 11:49, por: CdB

Com a finalidade de identificar precocemente áreas vulneráveis à proliferação do mosquito da dengue, a Secretaria da Saúde realizou de 19 a 23 de março, o Levantamento do índice Rápido do Aedes Aegypti (LIRAa). Das 310 amostras coletadas, em apenas duas (uma no bairro Jardim Eldorado e outra no bairro Planalto) foram encontradas larvas do mosquito transmissor da dengue. Ao todo foram visitados 6.215 imóveis, entre residências e terrenos baldios.

Segundo a Coordenadora da Vigilância em Saúde, Arlete Viezzer, apesar das duas amostras positivas, o município permanece na condição de não infestado. 'Os dois focos servem como alerta.  A população precisa se conscientizar e eliminar possíveis criadouros do Aedes Aegypti, para evitarmos uma infestação', salienta.

Em 2012 Caxias do Sul não registrou casos autóctones (contaminação no município) da doença. Os três casos positivos notificados são importados, ou seja, a pessoa adquiriu a doença em outra cidade.

Os agentes de endemias seguem com o monitoramento das armadilhas e pontos estratégicos da cidade. A orientação da Secretaria da Saúde é que a população facilite a verificação do entorno do domicílio. As atividades da Vigilância Ambiental são realizadas por vistoriadores identificados com uniformes (camiseta branca ou laranja) e crachá.

Sobre o Levantamento do índice Rápido do Aedes Aegypti:

O LIRAa é uma ferramenta desenvolvida pelo Ministério da Saúde, e busca orientar as ações de controle da dengue, priorizando as áreas onde há maior probabilidade de infestação pelo mosquito transmissor da doença.


Assessoria de Imprensa – Secretaria da Saúde

Tags:
Edição digital

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo