Empresas dizem que preço do serviço de celular caiu 50% desde 2008

Arquivado em:
Publicado Quarta, 23 de Março de 2011 às 11:40, por: CdB

O diretor-executivo do Sindicato Nacional das Empresas de Telefonia e de Serviço Móvel Celular e Pessoal (Sinditelebrasil), Eduardo Levy, afirmou há pouco que o preço médio por minuto das tarifas caiu pela metade desde 2008. Ele lembrou que, em compensação, a carga tributária para o usuário cresceu 10% na última década, chegando a 41,3% em 2010.

Levy destacou também que a expansão do setor não seria possível se os preços fossem realmente fora da realidade do mercado - dados do IBGE informam que o gasto com serviço de telefonia representa 1% da renda dos brasileiros.

O diretor contestou estudos que colocam o Brasil entre os países com serviços de telefonia mais caros do mundo. Segundo ele, a comparação é feita por padrões europeus de serviços, que seriam muito diferentes do nacional, e não leva em consideração promoções e a carga tributária, o que distorce os valores brasileiros.

Abusos
A advogada do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) Veridiana Alimonti ressaltou que um dos principais motivos para que usuários de telefonia procurem os serviços de proteção ao consumidor são as cobranças indevidas ou abusivas. Em sua opinião, o setor parece ter consolidado essa prática, ao utilizar, muitas vezes, publicidade enganosa e falhar na transmissão de informações aos clientes.

O debate prossegue no plenário 10.

Continue acompanhando esta cobertura.

Tempo real:15:29 - Anatel: satisfação do usuário será índice para qualidade de telefonia08:36 - Audiência pública discute má qualidade da telefonia celularReportagem - Marcello Larcher
Edição – Marcelo Oliveira
Tags:
Edição digital

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo