Emidio participa de Sessão Solene na Câmara em homenagem ao Cinquentenário de Osasco

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado terça-feira, 28 de fevereiro de 2012 as 10:44, por: cdb

 

O prefeito de Osasco, Emidio de Souza, participou, na última quinta-feira, 23 de fevereiro, da Sessão Solene em homenagem ao Cinquentenário de Osasco. O evento ocorreu na Câmara Municipal e contou com a presença dos deputados Marcos Martins, estadual, e João Paulo Cunha, federal, de secretários, vereadores, emancipadores de Osasco, representantes da sociedade civil e políticos de cidades vizinhas, dentre eles José Police Neto, presidente da Câmara de São Paulo.
O presidente da Câmara, Aloísio Pinheiro, apresentou a mesa, composta por políticos e representantes de setores da sociedade, e falou da emoção de presidir a Câmara de uma cidade que tanto avançou em meio século. “Agradeço a Deus a oportunidade de estarmos aqui no aniversário da cidade em que vivemos e que amamos”, declarou.
Dr. Albertino Oliva, vice-presidente da Ordem dos Emancipadores de Osasco, elogiou o trabalho do Legislativo da cidade e recomendou a união de todos os setores governamentais e da sociedade para um futuro sustentável. “Propomos a constituição, pela Câmara de vereadores e pela Prefeitura, de uma comissão permanente para o desenvolvimento sustentável e para a qualidade de vida dos cidadãos. Deve ter a participação de profissionais especializados nos mais diversos ramos da atividade humana e, necessariamente, representantes da sociedade civil, com o objetivo de estudar os problemas decorrentes dessa mudança de modelo e sugerir medidas capazes de atender aos legítimos reclamos dos cidadãos osasquenses”, declarou.
O presidente da OAB – 56ª Subseção de Osasco, Dr. José Paschoal Filho, parabenizou o trabalho dos advogados à época da emancipação para garantir a autonomia do município. “Foi de grande importância o trabalho dos nossos advogados e a luta que tiveram com recursos junto à nossa maior corte para que Osasco fosse separada da capital”, afirmou.
José Police Neto, presidente da Câmara de vereadores de São Paulo, reconheceu o acerto dos emancipadores, e o quanto Osasco avançou. “São Paulo se orgulha dos 50 anos de Osasco, cidade grande, trabalhadora e vizinha muito positiva. Que essa parceria carregue o futuro que desejamos aos nossos filhos. Os próximos 50 anos devem ter, de nossa parte, um trabalho e entusiasmo cada vez maior”, falou.
O deputado estadual Marcos Martins destacou o caráter democrático na administração atual. “Osasco oferece oportunidades de participação, por meio de vários conselhos de saúde, educação, moradia, orçamento participativo. Com esse intuito, Emidio criou o projeto Osasco 50 anos, que chamou a sociedade civil para pensar e preparar o futuro da cidade”, disse. Ele também anunciou que Osasco está perto de receber um Centro de Oncologia, e que a secretaria estadual de Saúde já sinalizou positivamente para o projeto.
Já o deputado estadual e presidente de Comissão de Constituição e Justiça, João Paulo Cunha, reforçou a necessidade de união entre Legislativo e Executivo, e como todos que participaram da política em Osasco contribuíram para o crescimento da cidade. “Hoje, a cidade está unida e Emidio encontra condições para fazer um brilhante trabalho. Esta união é fundamental para buscar o melhor para nosso povo e sempre será mais importante do que qualquer bandeira partidária. Cada partido tem seu papel, sua importância, mas só com união poderemos continuar beneficiando Osasco”, afirmou.

 

Por fim, o prefeito Emidio falou sobre o desenvolvimento da cidade. “O que levou Osasco a sair do 25º PIB nacional para o 12º não foi mágica, e sim união entre Câmara, executivo e sociedade, e o esforço dessa gente, que sabe aonde quer chegar, que é destemida e enfrenta os obstáculos”, declarou. Ele afirmou que, com o que está plantado e com a continuidade das políticas públicas, Osasco tem tudo para alcançar o 3º maior PIB do Brasil. 
Ele também falou sobre metas alcançadas. “O projeto Osasco 50 anos foi lançado em 2007 para preparar o planejamento urbano do município num prazo de cinco anos. Junto com a sociedade, estabelecemos objetivos e criamos uma comissão de notáveis que acompanha rotineiramente os trabalhos. Foram cumpridas quase 80% das metas e, se não tivéssemos projetado nada, não teríamos conquistado nada. Conquistamos oito em cada dez metas e muitas outras serão atendidas até o final do ano”, garantiu. Uma das metas era a redução do analfabetismo. Em 2005, 9% da população osasquense era analfabeta. A meta imposta pelo projeto Osasco 50 anos previa uma redução para 5%. Atualmente, são 4,2%, e até o fim do ano, serão 3%, de acordo com o prefeito.
A solenidade foi encerrada com homenagens a políticos e personalidades que fizeram a história dos 50 anos de Osasco.
Também estiveram presentes os secretários Jorge Lapas (Governo), Gelso de Lima (Saúde), Dulce Helena (Desenvolvimento, Trabalho e Inclusão), Waldyr Ribeiro Filho (Obras), Paulo Fiorilo (Administração), Gilma Rossafa (Assistência e Promoção Social), Dr. Renato Afonso (Assuntos Jurídicos), Gilson Menezes (comandante da Guarda Civil Municipal); os vereadores João Gois, Eduardão, Valdomiro Ventura, Toniolo, Fabio Yamato, Rogério Lins, Mario Luiz Guide, Ana Paula Rossi, Jair Assaf, Osvaldo Verginio, Josias da Juco, Bognar, Nelsinho, Valmir Prascidelli e Fumio Miazaki; José Geraldo Setter, presidente da Ordem dos Emancipadores de Osasco; bispo Dom Ercilio Turco; Monsenhor Claudemir, da Diocese de Osasco; o jornalista Vrejhi Sanazar; Janete Sanazar, esposa de Hirant Sanazar, primeiro prefeito de Osasco; Carlos Seiscentos, presidente da Etna Steel; Rozenio Nazareno, presidente da Fesabo; Sidney Manojo, presidente da ACM de Osasco; Sussumu Araki, presidente da Acenbo; Dr. José Paschoal Filho, presidente da OAB 56ª subseção de Osasco; Dr. Samuel Karasin, diretor do Fórum da Comarca de Osasco; Agop Koulkdjian Neto, vice-presidente da Comunidade Armênia de Osasco; Geraldo Teotônio da Silva, vereador de Jandira; Gilmara Gonçalves, vereadora de Carapicuíba; dentre outras autoridades.

Departamento de Comunicação SocialTelefones: (11) 3652-9456 / 3652-9520Jornalista: Ana Clara Lima GasparFotógrafo: Ulisses BarbosaDiretora: Emilia Cordeiroe-mail: imprensa@osasco.sp.gov.br