Embratel pagará provedor de internet por aumento de tráfego em suas redes

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quarta-feira, 26 de março de 2003 as 23:21, por: cdb

A Embratel está disposta a pagar provedores de internet por aumento de tráfego em suas redes. Essa possibilidade está em um dos dois tipos de planos lançados pela operadora nesta quarta-feira para provedores. No plano básico, o provedor paga à Embratel uma assinatura fixa pelo uso dos serviços de telecomunicações. No outro, dependendo da quantidade de troncos usados e do volume médio de tráfego em cada ponto, a operadora se dispõe a pagar ao provedor um valor variável dependendo da quantidade de informações.

No entanto, há um volume mínimo de tráfego que deve ser alcançado pelo provedor para conseguir, pelo menos, não ter que pagar a assinatura à Embratel. Se esse limite mínimo não for atingido, o provedor terá que pagar uma multa à operadora também de valor variável: quanto menor o tráfego, maior a multa.

Os planos foram lançados em palestra para clientes em potencial durante evento no Rio de Janeiro. Entre os presentes, a proposta dividiu opiniões. Recebeu elogios e críticas de pequenos provedores. Alguns consideraram que serão beneficiados e concorrerão em melhor condição contra os grandes e outros avaliaram o contrário. Outros ainda acreditam que a proposta pode beneficiar os pequenos que se juntarem para fazer um contrato com a Embratel, porém, sem prejudicar os grandes do mercado.