Em Recife, Leão devora um Botafogo medroso

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado domingo, 16 de novembro de 2003 as 12:25, por: cdb

Com dois gols de Valdir Papel e um de Ricardinho, o Sport derrotou o Botafogo por 3 x 1, neste sábado, na Ilha do Retiro, pela Série B do Brasileiro. Enfrentando um adversário retrancado, o Leão não encontrou resistência para construir o marcador, que o mantém com chances de retornar à Série A. O gol alvinegro foi feito por Almir

Na próxima rodada, o Rubro-Negro, que chegou aos 4 pontos, recebe o Palmeiras em Guaranhuns, enquanto o Botafogo, permanecendo com cinco, joga contra o Marília em Caio Martins. As duas partidas serão realizadas domingo, dia 23, às 11 horas da manhã.

O Leão começou pressionando, tentando cruzamentos e chutes de fora da área. Porém, quem chegou primeiro com perigo foi o Botafogo. Sandro cobrou falta com violência aos 8min e quase acerta o ângulo direito. Aos 16, o Rubro-Negro respondeu. Ricardinho fez linda jogada pela direita e cruzou rasteiro para Valdir Papel, livre, empurrar a bola para a rede: 1 x 0.

Buscando o empate, os cariocas se adiantaram, permitindo os contra-ataques. Aos 24, Cléber arriscou de fora da área e Max fez defesa segura e aos 32, Carlinhos cruzou da direita, a defesa alvinegra falhou novamente e Papel perdeu.

Aos 40, o Botafogo teve a melhor chance de empatar. Jorginho tabelou com Camacho e chutou, mas a bola bateu na zaga e foi para escanteio. Aos 44, o zagueiro Gilmar deu de graça para Ricardinho, que invadiu a área, mas chutou prensado por Fernando na saída de Max, com a bola indo para fora.

Para a segunda etapa, o treinador Levir Culpi manteve a formação que era amplamente dominada pelo Sport e logo aos 27 segundos, o Leão chegou ao segundo gol, quando Valdir Papel, aproveitando novo erro do Alvinegro, entrou na área e chutou, com a bola desviando em Sandro e entrando.

E o Sport queria mais. Aos três, Nildo carimbou a trave e aos 11, o lateral Ademar soltou uma bomba para bela defesa de Max para escanteio. Na cobrança, Valdir Papel perdeu a chance de marcar seu terceiro gol. Somente aos 15, os cariocas chegaram, quando Leandrão passou por três marcadores, mas chutou fraco no meio do gol.

Aos 31, foi a vez de Almir acertar a trave e aos 34, Papel quase acerta o canto direito de Max. Administrando o resultado e saindo sempre em contra-ataques, o Rubro-Negro controlava as ações, até que aos 43 Almir acertou lindo chute de fora da área, diminuindo o marcador. Mas aos 45, em nova falha da defesa alvinegra, Ricardinho escorou um cruzamento da esquerda e liqüidou a fatura.

Sport 3 x 1 Botafogo

Sport

Maisena, Carlinhos (Everton), Gaúcho, Marcão e Ademar; Ataliba, Vágner Mancini, Cléber (Bebeto Campos) e Nildo; Ricardinho e Valdir Papel (Wéldon).
Técnico: Hélio dos Anjos

Botafogo

Max, Sandro, Gilmar (Almir) e Fernando; Jorginho, Túlio, Gedeil, Camacho e Daniel; Dill (Edivaldo) e Leandrão (Valdo).
Técnico: Levir Culpi

Data: 15/11/2003 (sábado)
Local: Ilha do Retiro, em Recife
Público: 10.328 presentes
Renda: R$ 47.565,00
Árbitro: Márcio Rezende de Freitas (Fifa/SC)
Assistentes: Alcides Zawaski (SC) e Claudemir Maffessoni (SC)
Cartões amarelos:Ademar, Cléber, Gaúcho, Fernando, Jorginho, Gedeil
Gols: Valdir Papel, aos 16min, do primeiro tempo; Valdir Papel, aos 27 segundos, Almir, aos 43min, e Ricardinho, aos 45min, do segundo tempo.