Eletrobras deve divulgar projeto para Complexo Tapajós no começo do ano

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado terça-feira, 21 de dezembro de 2010 as 16:05, por: cdb

Rio de Janeiro – O projeto do Complexo Tapajós, no Pará, deverá ser divulgado no começo de 2011. Ele consta do plano de negócios da empresa para o próximo ano. A expectativa é que a licitação da primeira usina do projeto (São Luis do Tapajós) será feita no começo de 2012. O complexo é constituído por cinco hidrelétricas.

O estudo de viabilidade concluiu que a potência instalada de São Luís do Tapajós que era de 6,138 mil megawatts (MW), passará para 7,880 mil MW. “Foi uma surpresa maravilhosa”, disse o presidente da Eletrobras, José Antonio Muniz.

O estudo também concluiu que o volume de água projetado na década de 1980 para o Complexo Tapajós, quando foi feito o inventário hidrológico, de 10 mil megawatts (MW) para 12 mil MW. “O estudo mostrou que o volume (de água) será maior do que nós tínhamos programado”.

Segundo Muniz, as usinas do Complexo do Tapajós têm o conceito de inserção regional, mas com a visão de plataforma. Isso significa que o empreendimento considera a região onde será construído e tem um plano de desenvolvimento sustentável.
 

Edição: Rivadavia Severo