Eleições nos Estados Unidos terminam em dois Estados

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado terça-feira, 7 de novembro de 2006 as 21:40, por: cdb

Os Estados de Indiana e Kentucky foram os primeiros a encerrar a votação para as eleições 2006 nos Estados Unidos, às 18h (21h no horário de Brasília) nesta terça-feira. Em todo o país, a votação só será dada como encerrada por volta das 3h (horário de Brasília) desta quarta, hora prevista para o fechamento dos últimos colégios, no Alasca. Não há previsão para a divulgação dos resultados finais da votação.

Em vários Estados, problemas técnicos levaram ao atraso no horário de encerramento da votação. Irregularidades em cédulas e urnas eletrônicas, além de funcionários despreparados, levaram Condados no Estado da Pensilvânia a estenderam seus horários para que todos os eleitores votem.

No Colorado, membros do Partido Democrata já anunciaram a possibilidade de estender o período do pleito em pelo menos duas horas. A extensão seria uma forma de permitir que mais eleitores consigam votar apesar das longas filas e de problemas técnicos em várias máquinas de votação.

O candidato democrata ao governo do Colorado, Bill Ritter, teve que esperar uma hora e 40 minutos para votar. Como o voto não é obrigatório nos EUA, filas e demora acabam afastando os eleitores.

O Estado da Nova Inglaterra inaugurou a abertura das seções eleitorais. Como é tradicional, os primeiros a votar foram os cidadãos de Vermont, onde os colégios abrem às 5h (8h de Brasília).