Educação realiza mais um encontro de formação para professores

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quinta-feira, 1 de março de 2012 as 15:04, por: cdb

NotíciasPostada em 01/03 – 17:54 Educação realiza mais um encontro de formação para professores

Profissionais da educação lotaram na manhã desta quinta-feira, dia 1º, o auditório do Campus Nova Iguaçu da Universidade Estácio de Sá. Coordenadores Político Pedagógicos e Orientadores Pedagógicos das 126 unidades escolares da rede municipal de ensino de Nova Iguaçu assistiram a palestra “Liderança, Gestão Escolar e Pedagógica: O Desafio de fazer acontecer”, que foi proferida pelo professor Júlio César Furtado dos Santos.

A Secretária de Educação, Sandra Gusmão deu as boas vindas professores e afirmou que as formações continuadas são importantes para o dia-a-dia nas unidades escolares. “Este é o início de alguns eventos que vamos realizar e que terá a participação dos profissionais da educação”, disse Sandra.

A palestra teve como objetivo oferecer o aprimoramento de seus conhecimentos e reflexões sobre ações educacionais. Júlio Furtado, que é Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), falou da importância da liderança e de uma gestão escolar e pedagógica eficiente. Além disso, afirmou que ser líder não é ser o melhor, mas ser aquele que sabe como se faz e que também deve avaliar de maneira correta o que está sendo feito. “Liderança se adquire, se pratica, se desenvolve e se modela”, afirmou o palestrante.

O evento foi uma realização da Prefeitura de Nova Iguaçu, uma parceria da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), Fundação Educacional e Cultural de Nova Iguaçu (FENIG) e as editoras FTD, Saraiva e SM.

 A Assessora Técnica de Gestão Pedagógica da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), Odenize Nascimento Monteiro Ferreira, falou da importância destas formações continuadas. “Acreditamos que neste momento é necessário associar o conteúdo expresso nas palestras à prática. Tudo que aprendemos devemos levar para o ambiente escolar. É para o bem dos alunos que nós trabalhamos”, explicou Odenize.

A proposta pedagógica da Prefeita Sheila Gama em promover as formações continuadas dos profissionais da educação foi elogiada por Julio Furtado. Para ele, estas formações são imprescindíveis para a melhoria da qualidade de ensino. “Acho que refletir sobre as práticas dentro do ambiente escolar é um excelente caminho. A partir disso, eles poderão agir da melhor forma nas escolas”, concluiu Julio.

A palestra também foi assistida ainda pela Secretária Adjunta de Educação, Lídia Maria de Lima Ferreira, a Gerente do Departamento Pedagógico, Cássia Rosana Oliveira Nascimento Vasques e a Assessora Técnica do Horário Integral, Cláudia Robledo de Souza.

Professores elogiaram a palestra

 A possibilidade da troca de experiências entre os professores das diversas unidades escolares e o dinamismo do encontro foram elogiados pelo público que compareceu ao auditório da universidade.

A coordenadora Político Pedagógica da Escola Municipal Armando Pires, Marcela Áurea Rodrigues, afirmou que após a palestra pretende refletir sobre as práticas na escola. “Esta palestra foi sensacional e gostei bastante. Agradeço a SEMED por estar se preocupando com a formação dos profissionais. Espero que aconteçam novas palestras como esta”, disse Marcela.

Outra profissional que também gostou da palestra foi a Orientadora Pedagógica (O.P) da Escola Municipal Professora Iramar da Costa Lima Miguel, Adriana Fonte. Ela afirmou que os encontros com palestrantes como Júlio Furtado são importantes e que deveriam acontecer durante todo o ano. “A palestra veio acrescentar o que está sendo feito nas escolas. Ela só funcionará plenamente quando todos os profissionais estão capacitados”, concluiu Adriana.