ECT adia licitação dos quiosques eletrônicos

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quarta-feira, 12 de dezembro de 2001 as 22:43, por: cdb

A Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) comunicou nesta quarta-feira, 12, o segundo adiamento da licitação para contratação de empresa que ficará responsável pela implantação dos quiosques eletrônicos que garantirão o acesso á internet para a população de baixa renda.

A concorrência pública, que deveria ocorrer nesta sexta-feira, 14, foi adiada agora para o próximo dia 21, segundo comunicado oficial da empresa. Com essa decisão, a ECT acabou atendendo ao pedido das empresas interessadas em ganhar mais tempo para participar da licitação.

Na verdade, as empresas já vinham reclamando que o prazo estipulado entre o lançamento do edital da ECT e o da realização, simultânea, de três concorrências era muito curto para que pudessem reunir toda a documentação de habilitação. A Scopus, por exemplo, garantiu que a empresa participaria das três concorrências, mas vinha enfrentando dificuldades para reunir os documentos necessários previstos no edital.

A licitação dos quiosques eletrônicos tem por objetivo, contratar empresa especializada no fornecimento de soluções integradas de terminais para acesso público à internet. A vencedora deverá estar qualificada a prestar o serviço de instalação e manutenção dos equipamentos, bem como fornecer unidades leitoras e gravadoras de cartão a serem instalados em agências da ECT.

Também deverá prestar o fornecimento, implantação, configuração e manutenção dos aplicativos a serem instalados nos terminais de acesso e nos Centros Corporativos de Dados de Brasília e São Paulo da ECT. O edital de licitação prevê ainda o fornecimento de cartões smart cards, o fornecimento, implantação e configuração de softwares de segurança e de execução de suporte remoto e de gerenciamento centralizado da solução, além do treinamento e operação assistida da solução implantada em suas dependências e da ECT.

O projeto tem como objetivo instalar 5.690 terminais de acesso à Web em todos os municípios brasileiros até 2003. Desse total, cerca de 4.176 quiosques eletrônicos deverão estar instalados até o segundo trimestre do próximo ano em 3.809 agências dos Correios contemplando a população com acesso gratuito à internet em 3.284 municípios brasileiros com mais de 10 mil habitantes.