Economia dos EUA despenca e Bush se diz preocupado

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quarta-feira, 29 de agosto de 2001 as 18:34, por: cdb

O presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, afirmou nesta quarta-feira, que os números divulgados sobre o crescimento da economia norte-americana são preocupantes.

“Nossa economia começou a desaquecer no ano passado e isso é uma notícia ruim”, disse ele durante palestra em San Antonio, Texas. “Estou profundamente preocupado com os empregos das famílias por todo o país. De acordo com os números do Produto Interno Bruto (PIB), a recuperação está chegando muito vagarosamente”.

O Departamento de Trabalho dos Estados Unidos divulgou, também nesta quarta-feira, o PIB do país, que registrou crescimento revisado de 0,2% no segundo trimestre de 2001, ante mesmo período de 2000. A taxa divulgada inicialmente era de 0,7%.

Esse foi o ritmo de crescimento mais lento desde o primeiro trimestre de 1993. A expectativa de analistas era de que a taxa ficaria próximo de zero na comparação entre os dois períodos.

Além disso, Bush reiterou sua visão de que seu programa de redução tributária nos próximos dez anos é necessário para o reaquecimento da economia.

“O alívio tributário é exatamente a coisa certa, a prescrição correta no momento certo para a economia dos Estados Unidos”, disse o presidente norte-americano.

“Agora há algumas pessoas que começam a criticar o programa de redução tributária”, disse Bush. “Eu presumo que aqueles que estão contra o alívio tributário são a favor do aumento de seus impostos. Isto prenderia um âncora em nossa economia e eu asseguro que não vou permitir”.