Duas pessoas com gripe suína morrem na Alemanha

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado segunda-feira, 3 de janeiro de 2011 as 13:06, por: cdb

Duas pessoas com gripe suína morreram na Alemanha nos últimos dias, segundo um anúncio feito pelo governo da Baixa Saxônia nesta segunda-feira (03/01). O vírus A/H1N1 foi detectado nas duas vítimas, uma menina de 3 anos e um homem de 51, disseram as autoridades em Hannover.

As vítimas estavam internadas num hospital da cidade de Göttingen. Segundo um médico, não é possível afirmar que o homem tenha morrido em consequência da gripe suína, pois ele também tinha outras doenças. Já a menina certamente foi vítima da doença, disse o médico.

Segundo uma porta-voz do Instituto Robert Koch, entre outubro e dezembro de 2010 foram registrados 32 casos da doença na Alemanha. O número exato de mortes é desconhecido, pois não há a obrigatoriedade de informar as autoridades em caso de falecimento do doente.

Desde os primeiros registros, em 2009, a gripe suína já causou a morte de ao menos 250 pessoas no país. Já em dezembro passado especialistas do Instituto Robert Koch e da Organização Mundial da Saúde haviam alertado que o vírus voltaria a atacar durante o atual inverno.

O secretário da Saúde da Baixa Saxônia, Aygül Özkan, disse que os casos mostram que a gripe suína não é uma doença inofensiva.

AS/afp/dpa

Revisão: Soraia Vilela