Doze mil pessoas ficam desabrigadas no México

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado terça-feira, 7 de outubro de 2003 as 02:14, por: cdb

O México se manteve na última segunda-feira sob alerta diante das tormentas tropicais que já afetaram várias partes do país com fortes chuvas e obrigaram a cerca de 12 mil pessoas a deixar suas casas.

A tormenta tropical Olaf se deslocou pelas águas do Oceano Pacífico, perto da costa do México, provocando intensas chuvas e fortes ventos nas zonas montanhosas dos estados de Nayarit, Jalisco, Colima e Michocean.

As autoridades estabeleceram um novo alerta desde Punta San Telmo, Michoacán, até Cabo Corrientes, em Jalisco, sobre o Oceano Pacífico, com um índice moderado de perigo.

– Se continuar com sua atual velocidade de deslocamento, o centro de Olaf estará perto do limite entre Jalisco e colima nas primeiras horas desta terça-feira – disse um relatório do Serviço Meteorológico Nacional.

A tormenta tropical Nora se manteve semiestacionada sobre as águas do Pacífico se deslocando ligeiramente em direção ao leste-nordeste até 95 quilômetros por hora.

A trajetória de Nora mudou e se dirige agora em direção à península mexicana da Baixa Califórnia, que foi afetada em setembro  pelo furacão Marty, cuja devastadora passagem deixou ao menos dez pessoas mortas e milhares de desabrigados nos estados de Baixa Califórnia Sul, Sonora e Sinaloa.