Dom Paulo Evaristo recupera-se em São Paulo de cirurgia de emergência

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quinta-feira, 6 de janeiro de 2011 as 18:35, por: cdb

>
06/01/2011Dom Paulo Evaristo recupera-se em São Paulo de cirurgia de emergência

Bruno Bocchini
Repórter da Agência Brasil

São Paulo – O arcebispo emérito de São Paulo, dom Paulo Evaristo Arns, está internado na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) do Hospital Santa Catarina, onde se recupera de uma cirurgia de emergência a que foi submetido no último dia 1º. Ele sofreu uma colecistectomia com colangiografia por videolaparoscopia (extração da vesícula e limpeza da região).

Segundo boletim médico divulgado hoje (6) pelo hospital, dom Paulo Evaristo está consciente e seu estado de saúde é estável. De acordo com o hospital, a internação é necessária também para controle de um processo infeccioso pulmonar. O arcebispo está sob os cuidados do cirurgião Rafael Sanchez Neto e da equipe clínica.

No dia 27 de novembro do ano passado, missa celebrada pelo cardeal arcebispo de São Paulo, dom Odilo Scherer, comemorou os 65 anos de ordenação sacerdotal de Dom Paulo Evaristo Arns. Na ocasião, o Papa Bento XVI enviou mensagem de congratulações na qual destacou os 28 anos em que dom Paulo esteve à frente da Arquidiocese de São Paulo.

Irmão da médica Zilda Arns, fundadora da Pastoral da Criança, que morreu em janeiro do ano passado, durante terremoto no Haiti, dom Paulo Evaristo teve papel importante na luta pela redemocratização do país. Ele foi um dos organizadores do livro Brasil, Nunca Mais, um relato de mais de mil páginas sobre a repressão e a tortura na época da ditadura militar.

Edição: Nádia Franco