Dólar encerra a semana em baixa para formação da Ptax

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado sexta-feira, 31 de março de 2006 as 15:38, por: cdb

O dólar estava em baixa nesta sexta-feira, em um dia que deve ser de volatilidade por conta dos vencimentos dos contratos de dólar futuro na Bolsa de Mercadorias & Futuros. Às 11h08, a divisa norte-americana era vendida a R$ 2,178, com declínio de 0,46. Na última sessão do mês, acontece a tradicional disputa para formação da Ptax (taxa média do dólar) que servirá de base para liquidação dos contratos de dólar para abril.

– Hoje é um dia com um monte de alternativas, por enquanto está seguindo o fluxo, estão tendo entradas via investimentos e via exportações. Mas hoje tem briga de Ptax, tem um dia com bastante volatilidade, até no fim do dia acaba gerando algumas distorções – comentou Mário Battistel, diretor de câmbio da corretora Novação.

Por conta da disputa pela Ptax, o mercado acaba deixando de lado outros fatores que poderiam influenciar o preço do dólar, explicou Battistel. O responsável por câmbio do banco ING, Alexandre Vasarhelyi, não descarta uma subida do dólar até o fim da sessão, acompanhando o movimento no mercado de moedas. A divisa norte-americana ganha terreno frente a outras moedas nesta manhã.

O euro chegou a desacelerar a queda em relação ao dólar depois da divulgação de um indicador de inflação dos Estados Unidos, observado atentamente pelo Federal Reserve, vir dentro do esperado. Mas em seguida, voltou a cair com mais intensidade.