Dólar cai, em dia de recuperação das bolsas

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quinta-feira, 8 de março de 2007 as 12:25, por: cdb

O dólar operava em queda, nesta quinta-feira, em mais um dia de bom humor nos mercados globais, que se recuperam da turbulência da semana passada. Às 11h16, a moeda norte-americana caía 0,29 , vendida a R$ 2,102. É o menor valor desde 27 de fevereiro, dia em que a Bolsa de Xangai caiu quase 9% e disparou um movimento de ajustes ao redor do mundo.

O mercado asiático exibiu nova alta nesta quinta-feira com a desvalorização do iene, principal moeda usada nos carry trades. Nesse tipo de operação, o investidor toma empréstimos em moedas de baixo custo para aplicar em ativos mais arriscados, com maior rendimento.

Em meio à turbulência da semana passada, houve um movimento de desmontagem dos carry trades, o que afetou os mercados emergentes. Com a redução da aversão ao risco nos últimos dias, diminui a saída de moeda estrangeira desses países, o que, conseqüentemente, freia a pressão de alta sobre a cotação do dólar. A divisa norte-americana chegou a ser cotada a R$ 2,151 na segunda-feira, maior valor desde 11 de janeiro.

Na véspera, o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central decidiu reduzir a taxa básica de juro para 12,75% ao ano. Foi o 14º corte consecutivo da Selic.