Doença misteriosa em Mauá pode ser leptospirose

Arquivado em:
Publicado Quarta, 23 de Junho de 2004 às 09:13, por: CdB

 A Secretaria Estadual da Saúde de São Paulo analisa os resultados de exames de mais 12 pessoas que procuraram o hospital de Mauá, na região metropolitana da capital, com sintomas semelhantes à doença misteriosa que matou três pessoas de uma mesma família semana passada.

Os exames feitos pelo Instituto Adolfo Lutz descartam a hipótese de contaminação por hantavírus na cidade. Os testes foram feitos com amostras de sangue e vísceras de três pessoas de uma mesma família que morreram na semana passada de uma doença ainda não identificada. Novos exames serão feitos para avaliar três hipóteses: leptospirose, febre maculosa (causada por bactéria e transmitida por carrapatos) ou intoxicação.

Do total de 20 pessoas que já buscaram atendimento, apenas 9 continuam internadas e em observação. A assessoria da Secretaria Municipal de Saúde de Mauá informou que a Rua Vitória Régia, onde moravam as três pessoas que morreram, passará por uma desratização no início da próxima semana. O local, ocupado ilegalmente pela população, apresenta condições precárias de saneamento. Os moradores da região reclamam muito da presença de ratos.

Algumas pessoas têm confundido os sintomas da doença que assusta a cidade e procurado atendimento. Guilherme Sete, de apenas 5 anos, foi levado na terça-feira ao Unidade Básica de Saúde do Jardim Primavera com febre, dores no corpo e tontura. Recebeu atendimento e foi liberado. O menino está gripado. A telefonista Elaine Maria Pereira de Andrade, que chegou até a ser levada para a UTI de um hospital, já está no quarto e não corre risco de morte.

Tags:
Edição digital

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo