Dobra o capital da TAM após oferta pública de ações

Arquivado em:
Publicado Quarta, 12 de Abril de 2006 às 07:15, por: CdB

A TAM, maior companhia aérea do país, anunciou nesta quarta-feira o encerramento da oferta pública de ações preferenciais nas bolsas de valores de São Paulo e de Nova York. A operação movimentou US$ 1,56 bilhão e mais do que dobrou o capital nas mãos de acionistas minoritários. "A demanda pelos papéis foi cerca de duas vezes acima da oferta, com forte interesse por parte dos investidores institucionais estrangeiros (que absorveram a maior fatia, em torno de 64 %), seguida pelos institucionais no mercado doméstico (perto dos 30 %)", informou a TAM em comunicado à imprensa.

Os Estados Unidos ficaram com o maior percentual das ações, seguidos pelo Brasil e Europa. Os coordenadores da operação foram Credit Suisse, Pactual e Merrill Lynch. A oferta incluiu distribuição primária de 5 milhões de novas ações e cerca de 30,6 milhões de papéis de titularidade de acionistas vendedores no Brasil e no exterior, sob a forma de American Depositary Shares (ADS). Cada ação saiu a R$ 42.

"Foi parcialmente exercida a opção para distribuir lote suplementar de 400.779 ações para atender excesso da demanda durante a oferta brasileira e 1.103.100 ADSs, atendendo a demanda constatada na oferta internacional", informou a TAM. Em julho de 2005 a TAM havia feito oferta na Bovespa que resultou em captação de quase 550 milhões de reais. Na ocasião, o "free float" da empresa ficou em em 21,6 %, conforme a assessoria de imprensa da companhia.

Depois da última oferta, a TAM passa a ter 45,3% do capital total com acionistas minoritários e 54,7% com a TAM Empreendimentos e Participações S.A. e Aerosystem (família Amaro). As ações ordinárias, com direito a voto, são detidas pela família de Rolim Amaro, fundador da TAM, em 99,9%. Cerca de 80% dos recursos líquidos obtidos com a emissão de ações na oferta primária serão usados para financiar a renovação e expansão da frota.

Tags:
Edição digital

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo