A reunião do presidente Luiz Inácio Lula da Silva com os ministros da coordenação política, no Palácio do Planalto, serviu para aparar as arestas entre os ministros da Fazenda, Antonio Palocci e da Casa Civil, Dilma Roussef. Ambos já haviam mantido uma reunião, na tarde deste domingo, na residência da ministra, quando acertaram uma forma de convivência quanto às divergências sobre a política econômica e a execução do Orçamento da União deste e do próximo ano.
Nesta segunda-feira, o presidente comemorou os dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (Pnad), divulgada na semana passada pelo IBGE, que apontou a redução da pobreza no ano de 2004. Segundo o porta-voz do Planalto, André Singer, o presidente “ficou feliz porque os números do Pnad mostram que depois de 20 anos a desigualdade começou a diminuir no país”.
O governo também vai enviar ao Congresso um projeto de lei para a criação da Super-Receita, que irá tramitar em regime de urgência, depois que a medida provisória editada para criar a Receita Federal do Brasil não foi votada no Congresso, como ficou decidido entre os ministros da área política.