Dirigente iraquiano confirma existência de armas

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado sexta-feira, 24 de outubro de 2003 as 13:30, por: cdb

Os novos responsáveis políticos do Iraque divulgarão em breve um documento no qual confirmam a existência de armas de destruição em massa no país, disse Ahmad Shiaa al-Baraak, um dos membros do Conselho de Governo interino, ao jornal árabe internacional Al-Hayat.

“Um grupo de investigadores conseguiu informação muito valiosa sobre a existência destas armas”, afirmou Baraak, diretor da comissão que investiga se o anterior regime possuía armamento não convencional. “Estas armas podem ser biológicas ou químicas, e não necessariamente nucleares. Anunciaremos sua existência quando tivermos todos os dados completos”, acrescentou o responsável iraquiano.

Baraak pediu que o assunto da segurança de seu país seja passado a responsáveis iraquianos “porque as tropas ocupantes reconheceram várias vezes sua incapacidade de manter a calma no Iraque”.

Além disso, negou informações que asseguram que agentes de segurança do deposto regime de Saddam Hussein participarão no novo Exército do Iraque. “Não há nenhuma intenção de reincorporar membros desses corpos, que foram totalmente desmantelados”, disse Baraak.