Diretores dos EUA premiam Clint Eastwood

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado segunda-feira, 31 de janeiro de 2005 as 17:56, por: cdb

O cineasta e ator Clint Eastwood venceu o conceituado prêmio da Directors Guild of America (DGA, a Associação de Diretores dos Estados Unidos), por seu mais recente filme, o drama de boxe Menina de Ouro.

Ele enfrentou a competição de pesos pesados, como Martin Scorsese, que concorreu ao prêmio por O Aviador.

Os demais diretores indicados foram Taylor Hackford, com Ray, Alexander Payne, de Sideways – Entre Umas e Outras, e Marc Foster, autor de Em Busca da Terra da Nunca.

O DGA é visto como uma prévia do Oscar. Cinqüenta dos 56 diretores que já ganharam o prêmio, venceram também o Oscar no mesmo ano.

Eastwood, de 74 anos, venceu o prêmio da associação pelo seu western Os Imperdoáveis, em 1992 e depois conquistou o Oscar pelo mesmo filme.

O prêmio de Eastwood foi entregue pelo cineasta Steven Spielberg.

Ao discursar em uma cerimônia realizada em Los Angeles após a cerimônia, Eastwood disse que a vitória foi uma surpresa e um grande prazer.

No início da noite, o veterano Martin Scorsese havia sido aplaudido de pé pela platéia presente à premiação.

A indicação de Scorsese por sua biografia do bilionário Howard Hughes foi a sexta que ele recebeu em sua carreira.

Mas o diretor nunca conquistou o prêmio, apesar de ter sido indicado por clássicos como Taxi Driver (1976) e Touro Indomável (1980).

Em 2003, no entanto, Scorsese recebeu um prêmio pelo conjunto de sua obra.

O Aviador recebeu o maior número de indicações ao Oscar deste ano: 11, ao todo. Menina de Ouro concorre a sete estatuetas, o mesmo número de indicações de Em Busca da Terra da Nunca.